Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Vídeo mostra resgate de homem que ficou pendurado em fiação após saltar de parapente no RN

Do G1RN - 13 MAI 2022
Homem pendurado em fio de alta tensão no RN — Foto: foto cedida

Um vídeo registrou parte do resgate do parapentista que ficou pendurado a quase 100 metros do chão por mais de 7 horas após o equipamento se enrolar em um fio de média tensão na região da Serra da Formiga, na altura do município de Cruzeta, no interior do Rio Grande do Norte (veja o vídeo).

Para o resgate, foi necessária a utilização de um helicóptero da Força Aérea Brasileira. No vídeo, é possível ver que um socorrista desce do helicóptero, segurado por uma corda, e tenta desvencilhar o parapentista para tirá-lo em segurança.

Após soltá-lo e tê-lo preso em segurança nas cordas, o homem é levado pelo helicóptero até o solo, de onde foi resgatado por uma viatura do Corpo de Bombeiros.

Segundo a Companhia Energética do RN (Cosern), a rede era de média tensão e foi desligada "pela proteção automática do sistema".

O caso

Um homem ficou preso em uma fiação de alta tensão nesta quinta-feira (12) após realizar um voo de parapente na zona rural de Cruzeta, no interior do Rio Grande do Norte.

Por ser um local de difícil acesso e muito alto, a corporação pediu auxílio da aeronáutica e um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) foi enviado de Recife.

O homem foi resgatado por volta das 13h20, mais de sete horas após iniciar o voo de parapente. Ele estava consciente, estável, mas reclamava de muita sede e fome, segundo o Corpo de Bombeiros.

O corporação acredita que ele estava a uma altura de 100 metros do chão. A região é conhecida como Serra da Formiga.

O Corpo de Bombeiros havia informado inicialmente que o trecho ficava em São José do Seridó, que dá acesso à serra e é vizinha à cidade de Cruzeta, onde a Companhia Energética do RN (Cosern) afirmou que estava o ponto da fiação que foi atingido.

Os socorristas precisaram se pendurar em uma corda, conectada ao helicóptero, mas tiveram dificuldades para chegar até o parapentista.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Caicó, o homem começou o voo no início da manhã, por volta das 6h. Ele teria enfrentado uma ventania, que o tirou da rota inicial e o arremessou contra a fiação.

O parapente, então, teve as cordas enroladas nos fios e o homem ficou pendurado. O Corpo de Bombeiros foi acionado, encontrou o homem, mas não conseguiu chegar até ele devido à altura. Por isso, solicitou um apoio aéreo. A rede elétrica do trecho foi desligada, segundo informou a Cosern.

Após o resgate, o parapentista foi colocado em solo e socorrido em uma viatura do Corpo de Bombeiros que seguiu com destino ao município de Caicó. Ele foi levado para um hospital da cidade para atendimento, mas estava consciente e estável.

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.