Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Itep anuncia mudanças no agendamento para emissão de carteiras de identidade no RN

Do G1RN - 22 JUL 2022
Carteira de identidade emitida pelo Itep/RN — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) do Rio Grande do Norte anunciou nesta sexta-feira (22) o aumentou no número de vagas de agendamento para serviço de emissão de carteiras de identidade no estado. Mudanças também foram realizadas no modelo de agendamento eletrônico.

Segundo o diretor-geral do órgão, Marcos Brandão, Natal passa a ter 500 vagas diárias, ou 2.500 vagas semanais, para agendamento do serviço. Até, então eram 400 vagas por dia, na capital.

O agendamento online para Natal foi alterado. O serviço começava às 8h da sexta-feira, para reserva das vagas para a semana seguinte, com a disponibilização de todos os horários. O problema é que normalmente as vagas para a capital acabavam em poucos minutos.

A partir de agora, segundo o órgão, toda sexta, serão disponibilizadas 1.500 vagas para agendamento para a semana seguinte, para o usuário escolher qualquer dia entre a segunda e a sexta-feira.

Mas outras vagas também serão disponibilizadas diariamente, de segunda a quinta, sempre para o dia seguinte. Ao todo, serão 2.500 vagas semanais.

Acesse o link de agendamento do Itep aqui.

Para o restante do estado, segue valendo o agendamento da sexta-feira. Caso as vagas da semana não sejam totalmente preenchidas na sexta, continuam disponíveis no site ao longo da semana.

Emissão de urgência

Outra mudança que deverá ser regulamenta nos próximos dias é a emissão de urgência. O órgão informou que dará prazo de oito dias para entregar o documento para aquelas pessoas que comprovarem a necessidade emergencial do documento, por causa de uma viagem ou assinatura de contrato, por exemplo. As regras ainda serão definidas.

Atualmente, o usuário leva até 40 dias para receber o documento impresso. No entanto, com a emissão do novo modelo da carteira de identidade, com biometria, que passou a ser feita em dezembro de 2021, os usuários podem ter acesso ao documento em formato digital por meio do aplicativo para smartphone RG Digital RN até 15 dias após o pedido da identidade.

"Já emitimos quase 48 mil RGs biométricos desde o início do sistema e a gente está aperfeiçoando. Então, hoje a gente veio primeiro a melhorar o sistema de agendamento. A gente vai expandir o agendamento, com cerca de quinhentos agendamentos diários só em Natal. Na sexta-feira, o cidadão, a partir das 8h, entra no sistema e escolhe qual é a localidade onde ele quer realizar sua identidade. E na semana, também, todos os dias, às 8h, ele pode entrar e fazer o seu agendamento", afirmou Marcos Brandão.

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.