Do VNT
1º de Novembro - Dia do Cruzeiro
A comunidade católica de Várzea, considera o Cruzeiro como um dos símbolos da religião. Sabe-se através dos moradores mais antigos que antes do atual Cruzeiro, existia, no mesmo lugar, um outro cruzeiro, construído aproximadamente na década de 20. O Cruzeiro tornou-se um lugar de orações. No dia de finados era onde os católicos pagavam promessas e cendiam velas para os que partiram para a vida eterna.
Com o tempo e a falta de zelo, o Cruzeiro foi se deteriorando. Os varzeanos, Virgílio Pedro da Silva e Severino Quaresma Fernandes, reedificaram o Cruzeiro no ano de 1960, cuidando e zelando-o. Em 20 de dezembro de 2010 o Cruzeiro foi mais uma vez revitalizado, ganhando uma nova e moderna estrutura, tendo por idealizador o Pároco da época, o reverendíssimo Pe. Luiz Martins. No passado, no mês de outubro, também realizava-se todos os anos a festa do Cruzeiro, onde toda a comunidade participava do evento religioso.
Desde o ano de 2010 a Paróquia de São Pedro resgatou esta data tão importante para a Comunidade católica Varzeana. Em 23 de outubro de 2012 através da Lei Municipal 394/12, o dia 1º de novembro foi instituído no calendário municipal como o Dia do Cruzeiro, sendo este feriado em Várzea.
Cruzeiros um dos símbolos da comunidade católica varzeana é revitalizado neste dia 20 de dezembro de 2010
A comunidade católica de Várzea, no Agreste do Rio Grando do Norte, festejou a revitalização do antigo Cruzeiro da cidade, ganhou uma nova e moderna cruz, com uma cruz moderna colocada no mesmo, a revitalização do cruzeiros aconteceu devido o desgaste do anterior. A reinauguração aconteceu em, 20 de dezembro de 2010.
No evento se fizeram presentes o então prefeito, Getúlio Ribeiro, O pároco Padre Martins e o novo padre auxiliar da Paróquia São Pedro Apóstolo padre Leilson Lendro além da comunidade católica de Várzea.
A comunidade católica de Várzea, considera o Cruzeiros como um dos símbolos da religião, sabe-se através dos mais antigos que antes do atual Cruzeiro existia no mesmo lugar um outro, construído aproximadamente na década de 20. Os senhores Virgílio Pedro da Silva e Severino Coresma Fernandes cuidavam em guardar o Cruzeiro, que foi construído no ano de l960. Neste 20 de dezembro de 2010 o Cruzerio foi mais uma vez revitalizado ganhando uma nova e moderna estrutura. O Cruzeiro tornou-se um lugar de orações, é lá que os católicos acendem velas para pagar promessas e para os que partiram para a outra vida nos dias de finados. No passado no mês de outubro também realizava-se todos os anos a festa do Cruzeiro, onde toda a comunidade participava do evento religioso, o mesmo era muito animado, com a realização de terços e leilões além muitas barracas.
Festa do Cruzeiro
A Festa do Cruzeiro em Várzea, RN, é uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais da cidade. Realizada anualmente, ela reúne fiéis e visitantes em momentos de fé, celebração e convivência comunitária. O ponto central da festa é a devoção ao Cruzeiro, símbolo de proteção e esperança para o povo varzeano. As comemorações incluem missas, procissões, novenas e encontros de oração, sempre acompanhados por gestos de partilha e confraternização. Além do aspecto religioso, a festa também movimenta a vida social e cultural da cidade, com apresentações musicais, barracas e atividades que fortalecem o sentimento de identidade e pertencimento. Assim, a Festa do Cruzeiro é um marco que une espiritualidade, tradição e comunidade, mantendo viva a fé e a cultura local.
Maquete do Cruzeiro exposição na 43ª Semana da Cultura (2025) - Várzea/RN.
VNT Online









Post A Comment:
0 comments:
OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.
PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:
Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.
Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.