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MONOGRAFIA: INTRODUÇÃO

MONOGRAFIA 

INTRODUÇÃO

Este trabalho monográfico “Várzea, Nossa Terra: A história de um espaço geográfico produzido pelo homem” é uma produção fruto de ideias e um desejo nosso, de relatar por escrito a história do município de Várzea, O interesse em realizar esta pesquisa sobre a origem deste espaço geográfico que historicamente foi produzido pela sua gente à medida que organizou econômica e socialmente sua sociedade, foi no entanto na intenção de difundir sua historicidade que enfoca o homem como sujeito produtor desse espaço, um homem sócio e cultural, situado além e mediante a perspectiva econômica e política, que imprime seus valores no processo de produção de seu espaço. Esse interesse de pesquisar o tema foi na perspectiva de contribuir e resgatar a história do município de Várzea. O tema proposto nos trás informações nos mais variados aspectos: históricos, geográficos, socioeconômicos e culturais desta terra, analisando os diferentes modos de vida no presente e em outros tempos, que existem ou que existiam no mesmo espaço. O tema nos reporta a entender o quanto se faz necessário que o povo de uma comunidade passe a ter conhecimento de algo em torno de suas origens, de sua identidade; esse conhecimento nos remete a uma reflexão filosófica e antropológica no sentido de questionar o porque de nossos hábitos, costumes, crenças, valores, a fim de conhecer as origens de nossa terra. O presente trabalho enquanto referencial teórico, se propõe como objeto de estudo para educadores, educandos e comunidade além de todos que se interessem em conhecer a historia do nosso município. Todo o material escrito é fruto de pesquisa nas mais variadas fontes, o mesmo nos retrata as concepções de vida do povo dessa terra, seu cotidiano, costumes e tradições, elementos constitutivos desta pesquisa. Todo esse aspectos serão conhecidos por todos certos de que cada um que habitam esse espaço também são sujeitos ativos, construtores da história contemporânea, os quais sofrem influências dos nossos antepassados. Ela pois evolui se transforma e se constrói através das relações do homem com o meio e seus semelhantes, tendo com principal expoente o contexto histórico-social próprio de cada época. Nessa concepção a história ou os fatos históricos devem ser entendidos por ações humanas ou construídas pelos sujeitos da história; de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais o sujeito histórico pode ser entendido: Como sendo os agentes de ação social, que se tornam significativos para estudos históricos escolhidos como fins didáticos, sendo eles indivíduos, grupos ou de classes sociais. Podem ser, assim, todos aqueles que, localizados em contextos históricos, exprimem suas especificidades e características, sendo líderes de lutas para a transformações (ou permanências) mais amplas ou de situações mais cotidianas, que atuam em grupo ou isoladamente, e produzem para si ou para uma coletividade. Podem ser trabalhadores, patrões, escravos, reis, camponeses, políticos, prisioneiros, crianças, mulheres, religiosos, velhos, partidos políticos, etc. Nesse contexto o presente trabalho monográfico não pode ser apenas reduzido simplesmente ao cumprimento como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Didática do Ensino, acreditamos pois que o mesmo deverá ter utilidades sócio-cultural de forma que o povo dessa terra possam ter a oportunidade de um documento por escrito em que tenha um pouco de sua história, levando-os ao conhecimento de suas origens. Todos sentem a necessidade de conhecer suas origens, pois é a forma de termos identidade própria, portanto o dever deste trabalho é perpetuar por escrito algumas origens deste lugar, no decurso do mesmo encontram-se passagens mitológicas, poéticas, de documentos escritos, entrevistas etc. meios pelos quais que darão suporte a narração deste trabalho monográfico, constituindo-se assim formas facilitadoras para a compreensão do texto manuscrito da história de nossa terra A estrutura textual se encontra estruturada da seguinte forma: o primeiro capítulo aborda o tema “ Histórico do Município de Várzea”; sendo subdividido nos seguintes sub-temas: “Sua origem e ocupação”; “Emancipação política e políticos” e os “Símbolos varzeanos”. No capítulo aborda-se a história do município, origem e ocupação, sua emancipação e dos municípios que lhes pertenciam, a história política e os nomes que fizeram essa política e os símbolos que representam o município. O referido capítulo realiza uma retrospectiva, transcrevendo aspectos relevantes, construtores da trajetória histórica e política do município de Várzea, tais como: os primeiros moradores, fundador do município, primeiro administrador protagonistas responsáveis pela construção da historia dessa gente. O Segundo capítulo tem como tema: “O espaço geográfico de nossa terra” que traz como sub-tema “Nossa terra, nossa gente”, no referido capítulo encontra-se descritos o espaço, a paisagem, o território e lugar e seus processos de construção; apresentamos redigidos dados, informações de diferentes fontes, de modo a interpretar, analisar e relacionar essas informações sobre o espaço geográfico e as diferentes passagens. O referido capítulo faz menção aos mais variados elementos relevantes de nosso espaço geográfico, tais como: localização, limites, clima, relevo, vegetação, geologia , hidrografia, além de aspectos relevantes da população do município de Várzea; como o censo populacional e migração. Em seguida no próximo capítulo temos como tema: “Aspectos socioeconômicos, educacionais e culturais do povo varzeano”, iniciamos descrevendo as “atividades econômicas e as condições da população”, onde transcrevemos os setores da economia: primário, secundário e terciário; direcionando a economia do município e as atividades em que as pessoas desenvolvem para sua sobrevivência, além mencionar dados estatísticos como: índices de desenvolvimento humano. Em seguida ressaltamos a história da educação do município e a cultura do povo varzeano, destacando a importância e as manifestações da cultura popular do município de Várzea; com a intenção de resgatar, divulgar e perpetuar os costumes dos nossos antepassados. No que se refere as considerações finais ressaltam-se a relação existente entre a memória, os documentos escritos e a história, dando ênfase ao passado como referência para o futuro, ressalta-se ainda a contribuição em que o presente trabalho dará para perpetuação da história da gente deste espaço geográfico. Por fim relacionam-se as referências bibliográficas, onde estão destacadas as citações; as quais deram suporte teórico que subsidiaram no desenvolvimento deste trabalho. Relacionamos ainda alguns anexos que também deram suporte na produção da presente monografia.

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Beto Bello

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1 comments:

  1. Várzea é a melhor cidade do Rio Grande do Norte de se morar porem não é a toa que é conhecida como cidade da cultura;

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