
13.12.1987/Gazeta PressFoto por 13.12.1987/Gazeta Press

Time carioca conquistou a Copa União, com os principais clubes, mas clube pernambucano ganhou o torneio organizado pela CBF e foi para a Libertadores
O goleiro Zé Carlos carrega a taça, ao lado de Jorginho: time do Flamengo fez a festa no torneio entre os mais populares clubes do país e agora quer o hexa
A conquista do título do Flamengo do Brasileirão de 2009 neste domingo (6) coloca de novo em discussão a polêmica sobre quem é o campeão brasileiro de 1987. Os jogadores flamenguistas acirraram o debate ao usarem uma camiseta com a palavra "hexa" na comemoração no gramado do Maracanã.
A diretoria do Sport, no entanto, ameaçou processar quem atribuir seis títulos ao Flamengo, pois alega que, para a CBF, ele é o legítimo campeão nacional daquela temporada. O clube pernambucano foi indicado pela entidade para jogar a Libertadores e também tem seu título reconhecido no site da Fifa, que não considera a conquista da equipe carioca.
O Flamengo, porém, tem o apoio popular e de outros grandes clubes brasileiros para "validar" seu título.
A confusão começou no meio de 1987, quando o então presidente da CBF, Otavio Pinto Guimarães, anunciou que a entidade estava sem dinheiro e não teria condições de organizar o Brasileiro daquele ano, após uma competição confusa e deficitária na temporada anterior.
Os principais clubes brasileiros, então, se reuniram e decidiram assumir a competição. Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco criaram o Clube dos 13 e convidaram mais três clubes, Goiás, Santa Cruz e Coritiba, para disputar a competição, que ganhou o nome de Copa União.
Fonte: R7
Post A Comment:
0 comments:
OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.
PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:
Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.
Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.