
VÁRZEA E GABRIELA MAURÍCIO – O ELO E AS PONTES DA CIDADE DA CULTURA
AUTOR: João Maria Ludugero da Silva.
O dia 20 de dezembro foi uma data especial e de orgulho para todos os cidadãos varzeanos. Nesta data, há 50 anos foi conferida à cidade de Várzea a sua emancipação político-administrativa. O tempo passou. As manifestações populares de Bumba-meu-boi e Pastoril continuam presentes na vida da cidade, principalmente, no mês de agosto, quando é realizada a Semana da Cultura do município que, geralmente, ocorre na última semana do citado mês e reúne uma extensa programação cultural e esportiva. Convém ressaltar que tal festa dispõe de uma considerável estrutura montada (palco, som, luzes), na qual ocorrem diversas apresentações culturais, inclusive vindas de outros estados. Essa é uma das épocas em que a cidade mais recebe visitantes, o que a fez ser considerada, pela Fundação José Augusto, Capital da Cultura Potiguar.
Como se vê, no aspecto cultural, Várzea hoje figura como um ícone na vasta extensão estelar da constelação cultural brasileira, pois está dentre as cidades do país que batalham e não deixam suas manifestações culturais perecerem. Ora, é de bom alvitre lembrar que Várzea dispõe do reforço da Biblioteca Pública Ângelo Bezerra, com um grande acervo de livros à disposição da comunidade. O artesanato local é voltado para a fabricação de bolsas e esteiras de agave.
Cito também as vaquejadas de Várzea, que são famosas em todo o Estado, sempre congregando, no Parque Municipal São Pedro, uma vasta quantidade de praticantes vindos de vários Estados do Brasil.
No dia 29 de junho acontece a grande festa de São Pedro, padroeiro do município, com a realização de grandiosos eventos populares e uma intensa programação religiosa.
Como dito anteriormente, Várzea hoje é conhecida como a “Cidade da Cultura”. E não é demais trazer à tona aqui o nome da Professora Gabriela Maurício de Pontes. Qual varzeano não conhece GABRIELA MAURÍCIO DE PONTES ou Dona GABRIELA, forte guerreira obstinada, que nunca se deixou abater diante dos obstáculos da vida?
Por tudo o que ela representa, pela sua luta constante e indelével, devemos agradecer-lhe pelo grande presente dado a nossa Várzea, pela implementação da nossa Semana da Cultura, que já comemora perto de 30 edições! Isso tudo também tem a mão dessa ilustre e digna Senhora varzeana.
Consabido que é, este mérito é seu, Professora Gabriela, e nada nem ninguém podem lhe tirar. Portanto, receba os nossos agradecimentos. Os amantes da cultura em nosso Município agradecem e respeitosamente lhe prestam esse reconhecimento! Sua história de vida, por si só já lhe confere especial homenagem, mas a história lhe confere, justiça feita, o título de doutora honoris causa, pois foi e é um ícone vivo da nossa cultura varzeana. Digo em alto e bom tom, sem medo de errar.
A professora Gabriela Maurício de Pontes faz parte da nossa história de sucesso. Portanto, tenho a honra de homenagear aqui um verdadeiro ícone da vida cultural varzeana: A nossa querida professora, que há décadas de docência, sempre este empenhada nos empreendimentos sócio-culturais da nossa cidade; sempre cultivou emnossos alunos o amor por sua terra, sua gente e sua cultura.
Ressalto aqui a trajetória única da Professora Gabriela e o seu conhecimento ímpar da cultura varzeana, o que muito a legitimam a lhe conferir essa simples homenagem.
Fico deveras muito feliz por redigir essas palavras. Eu bem sei do seu amor pelo trabalho, pelo seu povo. Que possa continuar passando essa alegria e coragem a sua gente varzeana. Obrigado, por existir e por apoiar com afinco e dedicação a nossa cultura!
Fico deveras muito feliz por redigir essas palavras. Eu bem sei do seu amor pelo trabalho, pelo seu povo. Que possa continuar passando essa alegria e coragem a sua gente varzeana. Obrigado, por existir e por apoiar com afinco e dedicação a nossa cultura!
É uma homenagem justa à Professora Gabriela - Há alguns anos, pretendia homenageá-la. E agora o aniversário dos 50 anos de emancipação política da cidade de Várzea representa o melhor momento para fazer essa justa homenagem.
Hoje, como poeta e escritor varzeano, fico sensibilizado por este ato de extrema justiça em nome do povo varzeano. A professora Gabriela é admirável, porque ela nos mostra o que é Várzea de verdade e nos ensina a valorizá-la. Saiba que é uma honra estar aqui e homenageá-la. Dona Gabriela merece!
Feliz Cidade da Cultura, Várzea!
Parabéns, Professora Gabriela Maurício de Pontes!
Parabéns pela sua história de vida de lutas e conquistas!
Com estima e distinta consideração,
João Maria Ludugero da Silva,
Escritor e Poeta Varzeano.
Escritor e Poeta Varzeano.
MUITO JUSTA A HOMENAGEM QUE PRESTA O DR. JOÃO MARIA LUDUGERO, POETA E ESCRITOR VARZEANO À PROFESSORA GABRIELA MAURÍCIO, SENHORA VARZEANA DETENTORA DE CORAGEM E UMA RENOMADA PERSONALIDADE, POIS SABE MUITO BEM ELEVAR O NOME DA NOSSA CIDADE DE VÁRZEA. OBRIGADO, JOÃO MARIA, PELA GRANDE HOMENAGEM QUE ORA PRESTA.VOCÊ REALMENTE É UM GRANDE ESCRITOR E UM POETA DE MÃO CHEIA, DE GRANDE VALOR, FILHO DA NOSSA TERRA. AS PESSOAS DEVEM SER HOMENAGEADAS EM VIDA,E NÃO APENAS QUANDO DEIXAM O PATAMAR TERRESTRE, PORTANTO, PARABÉNS PELA HOMENAGEM SINCERA E NO DEVIDO TEMPO. QUE A MÃE DE ARIMATHÉIA POSSA LHE AGRDECER EM VIDA POR TÃO BELAS E SINCERAS PALAVRAS. VOCÊ É MESMO UM GRANDE VARZEANO. QUE DEUS TE ILUMINE MAIS E MAIS, POR TODOS OS DIAS DE SUA LONGA TRAJETÓRIA. ABRAÇOS DOS VARZEANOS ANTONIO, JOSÉ LUIZ E DA PEQUENA CAMILLA DO ROSÁRIO. SÃO PAULO/SP.
ResponderExcluir