Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Domínio Público, Conteudo educativo gratuito.

O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
.
Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
.
Site (domíniopublico.gov.br), será reformulado, acontecerá a atualização do site que existe desde 2004, e incluir ferramentas de interação com o usuário, como chats e fóruns.
.
No site, o usuário pode consultar e fazer o download gratuito de quase 130 mil obras de autores, como Machado de Assis, Fernando Pessoa e Shakespeare, além acessar documentos e um banco de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Mas o acervo não se limita a textos: há ainda imagens, vídeos e sons, como todos os hinos nacionais.
.
Não foram definidas as mudanças no formato do site mais a intenção e aproximidade do internauta com o portal que hoje tem mais 800 mil acessos por mês, sendo disponibilizado diversos tipos de arquivos entre eles imagens, texto, músicas e vídeos todos voltados a educação.
.
NOVA META
.

Para tentar cumprir a meta de ampliar o acervo em até 3.000 obras por mês, o MEC procura fazer parcerias com universidades e instituições. “Há uma equipe de consultores que avalia as obras e documentos. Uma obra é considerada de domínio público quando o autor tiver liberado os direitos autorais ou já tiver morrido há mais de 70 anos”, diz.


Ele cita como exemplo o caso do acervo do Colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro. “O MEC financiou a recuperação de suas obras e documentos, alguns deles raros, e agora está sendo feita a sua digitalização. Em breve, o público terá acesso a documentos históricos, como o diário escolar de Dom Pedro II.”

.

Com informações: Domínio Público/G1



Share
Banner

Adriano de Alexandria

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.