Funções eram exercidas por pessoas não aprovadas em concurso. Vagas devem ser ocupadas em até seis meses.O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou ontem (12) que estão 5.561 cargos de chefia estão vagos em cartórios de todo o país. As vagas surgiram após o afastamento de pessoas encarregadas das funções, que exerciam o cargo sem terem sido aprovadas por concurso público, como determina a Constituição Federal.
Essas vagas devem ser ocupadas em até seis meses, por meio da realização de concurso público. Além disso, o CNJ determinou que quem está provisoriamente à frente de um cartório não poderá mais receber acima de R$ 24.117,62, que é o teto salarial do serviço público estadual.
Do VNT com informações do Nominuto.com
As decisões dão cumprimento à Resolução 80 do CNJ, que prevê a vacância dos serviços notariais e de registro ocupados em desacordo com a Constituição Federal de 1988, que determina que para ser titular de cartório é preciso passar por concurso público. As regras para o ingresso, no entanto, só entraram em vigor em novembro de 1994.
Para cumprir a Constituição, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, no dia 9 de junho, que todos os responsáveis por cartórios do país que assumiram o cargo depois da Constituição de 1988 sem fazer concurso público deixem a função.
Em janeiro, a corregedoria do CNJ publicou no “Diário Oficial da União” uma relação provisória 828 cartórios extrajudiciais de todo o país cuja titularidade tinha sido declarada vaga e que por isso deveriam ser submetidos a concurso público. Havia possibilidade de recurso.
Do VNT com informações do Nominuto.com


Post A Comment:
0 comments:
OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.
PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:
Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.
Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.