Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

ENTREVISTA: Gabriela Maurício de Pontes, Idealizadora da Semana da Cultura

Do VNT - 26/082010
Gabriela Maurício de Pontes

Gabriela Maurício de Pontes, Especialista em Educação, natural de Santo Antonio/RN, desenvolveu ao longo de sua vida, diversas atividades profissionais, sempre na área da educação, dentre elas destacamos as seguintes: lecionou na fazenda de seu pai como professora municipal, graduou-se em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar, pela UFRN. Também Pós-graduada em Gestão Educacional também em Educação à Distância (peal UFRN) e pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e Já lecionou em todos os níveis e modalidades de Ensino, incluindo professora da Educação de Jovens e Adultos, e professora Universitária, em turmas de Pedagogia. Convidada pela Diretora do Núcleo Regional de Educação, no 1976, assumiu a direção da Escola Estadual “D. Joaquim de Almeida” em Várzea, permanecendo por um período de 10 anso consecultivos; chegando a ampliar o Ensino Fundamental até as últimas séries, criando também o Ensino Médio. Conseguiu mais três salas de aulas e a quadra de esportes. Assumiu o cargo de Secretaria Municipal de Educação, em Várzea na Gestão do Ex-prefeito Severino Florêncio, na gestão do Ex-prefeito Antônio Genival e atualmente também foi convidada pelo prefeito Getúlio Ribeiro, para assumir mais uma vez, a Secretaria Municipal de Educação.

Por ocasião da XXV Semana da Cultura foi entrevistada, pois além de toda esta vasta experiência, carregando consigo o mérito de ter idealizado e implantado a "Semana da Cultura" em nossa cidade, que agora na 3ª Semana de Agosto, será realizada pela 30ª vez. Tendo sido contemplada com o Prêmio Mérito Potiguar, em cultura, bem como, dido homenageada pela Fundação José Augusto, em Natal, RN.

Acompanhe a entrevista nos 25 anos da Semana da Cultura,(adaptada por Gabriela e VNT) que quando convidada pelo jornal, prontamente respondeu todas as questões; foi de admirar a naturalidade e satisfação, a cada resposta dada. Hoje, contiua com a mesma disposição e feliz, por estar mais uma vez juntamente com todos os varzeanos, realizando um evento que tem a "cara" de todos nós, pois é inspirado nas raízes dos nossos antepassados que deixaram um legado de toda a sua cultura e mais especialmente da Cultura Popular tão diversificada!

Acompanhe a seguir a entrevista concedida por ela:

JORNAL: Professora Gabriela, quando e como teve início a I Semana da Cultura ?

GABRIELA: Teve início em l980, em uma das calçadas da Escola Estadual Dom Joaquim de Almeida, quando fui diretora. A idéia de comemorar a terceira semana de agosto coma uma programação diversificada, ocorreu intencionalmente, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar os valores culturais do povo varzeano.

JORNAL: O que é que a professora chama de valores culturais? Poderia citar nomes de pessoas que fizeram parte da cultura popular do povo varzeano?

GABRIELA: Várzea sempre foi uma cidade marcada por traços significativos de uma cultura popular diversificada, como exemplo: o boi de reis do Mateu Joca Chico, o coco de ganzá embolado por Zé Camarão, pastoril de Bita Inácio e Joaquim Rosendo, a lapinha de DonaEunice que tinha como palhaço seu esposo Bita, joão redondo de Joaquim André, Joaquim Lino e Cícero Geraldo, as vaquejadas do Coronel Zé Lúcio, Rubem Alexandria, Raimundo Rosas, Arnor Coelho, Pasqualino Gomes Teixeira, Zé Canindé e outros da região Agreste. As rezas ou “benzedeiras” de Mãe Claudina(que também era parteira),Mãe Miquil, as mais recentes Dona Elina, Dona Rosa de Seu Antonio Ventinha; violeiros diversos como senhor Antonio Barbosa, Zé Barbosa e o inesquecível Eduardo Coelho; tem sido também muito freqüente o trabalho artesanal em argila, ou seja, objetos feitos de barro, pelas “louceira”, uma muito conhecida é a Dona Zefinha. Eu tive o prazer de conhecer e apreciar os trabalhos artísticos de alguns dessas pessoas.

JORNAL: Como foi a participação das pessoas nos primeiros anos da festa da Semana da Cultura e nesse contexto, quem a senhora destaca?

JORNAL: Sempre teve uma participação integral dos alunos, professores, pais de alunos e demais pessoas da comunidade. Nossa grande consultora foi a professora Amélia Bezerra Lopes “Dona Melisinha”, na época lecionava folclore na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Dr. Marcos Galvão, médico do Centro de Saúde de Várzea na época, tivemos também a assessoria importante das professoras Sônia Teixeira, Terezinha Alves Ana Maria Guimarães, Severina Ramos,Dona Amélia, Wilma Anacleto, Zilda Roriz, Zeneide, Vera Lúcia, Diva, Rosa Marreiros, Terezinha Bento,Fátima Belo,Arlete Cavalcante, Conceição, Benício, finalmente, todos os professores deram sua contribuição. O prefeito naquele tempo era o Senhor Severino Florêncio, ele não media esforços para apoiar o projeto e oferecer as condições necessárias para que tudo acontecesse, dentro das possibilidades.

JORNAL: Como era que a professora via a continuidade dessa idéia, e se a comunidade continua participando?

GABRIELA: Vejo com muita satisfação. Cada ano quando se aproxima a Semana da Cultura, e expectativa é muito grande. Como será? O que fazer para manter viva essa tradição? Quando sinto que tem alguém desanimado fico muito triste e rezo para que todos participem e dê o sua contribuição. Mais isso não vai acontecer nunca com o nosso grupo pois, todos são muito interessados. Temos uma equipe de professores, funcionários e colaboradores muito dinâmico e criativa. São eles os grandes colaboradores para que esse evento continue acontecendo, aos quais, desde já, estendo meu agradecimento.

JORNAL: Porque Várzea chegou a ser chamada de Cidade da Cultura?

“Deixa eu contar uma brincadeira. Depois de toda essa história, pergunto:dá ou não dá para Várzea ser chamada “Cidade da Cultura”. Mas a resposta certa é essa: ao longo do tempo, sempre tivemos a participação de pessoas muito respeitadas e conhecedoras da cultura popular, prestigiando esse nosso evento, dentre eles destamos a participação de Deífilo Gurgel. Foi ele quem “batizou” com esse título a nossa cidade. Aqui pergunto: como sntestar se a idéia do nome foi dada por um grande conhecedor da cultura popular? Inclusive, o próprio Deífilo, publicou em jornal. Tivemos também a participação de Veríssimo de Melo e Heráclito Noé”.

JORNAL: Para encerrar nossa entrevista gostaria que a senhora dirigisse uma mensagem aos jovens.GABRIELA: Quero agradecer essa oportunidade e concluir, repetindo uma frase do saudoso Câmara Cascudo em que ele dizia "O homem é a soma de muitos homens que nele vive".
Quero também ressaltar que para continuar acreditando em potenciais e possibilidades, é preciso ter consciência da importância dos valores expressos na cultura de pessoas que deixaram para nós uma herança inesgotável de sua arte, de sua produção.
Agora, me dirigindo exclusivamente aos jovens, eu diria que é necessário olhar em volta, observando o que já existe, se preciso, reconstruir sem descaracterizar, sem retirar-lhe a essência, com base nas experiências e fundamentados de um conhecimento teórico e prático, construir outros conhecimentos. E que os mesmos sejam colocados em prol da melhoria da Educação, da nossa Cultura, da construção da Cidadania, que deve começar nos primeiros anos da existência do homem, a partir da formação no meio familiar.
Quero também deixar um versículo que tem sido para mim um grande alento, nas tribulações: "Refiro-vos estas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo havereis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo". (Jesus Cristo)

Entrevista concedida a Edição Especial Folha de Várzea - Agosto/2005 (adaptada por Gabriela e VNT)
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.