Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

POEMA SEM PRESSA
















Autor: João Ludugero

Na boca da noite
ainda caminho firme
um tanto e quanto vago
estranho esse vagalume
vagando em meus olhos
alumiando as estrelas
que caem no pensamento
revelando o destino da gente

Caminho lado a lado
com o açude do Calango
olho para trás
pontos de luz
vejo uma pequena cidade
miro uma saudade
uma fome de escrever,
uma sede de viver
ir um pouco mais adiante

Na frente do verso, eu rasgo
o verbo ao silêncio
num poema de amor
ao calor da tarde amena
pra pegar o pôr-do-sol
só pra deitar junto ao crepúsculo
nas areias mornas do Joca,
um rio ainda raso
mais tão cheio de lembranças

Quero uma rede no alpendre,
sereno Vapor
uma vara de anzol
e uma infinita vontade de pescar
ali na minha Várzea de São Pedro
Share
Banner

João Maria Ludugero

Post A Comment:

20 comments:

  1. Poeta João Ludugero, vc é mesmo lindo de viver, por dentro e por fora. Grande varzeano, grande filho da terra. Gosto do que vc escreve, dos seus textos e poemas. Adorei essa sua poesia sem pressa. Fortíssimo abraço,
    Zezé

    ResponderExcluir
  2. Querido poeta, parece que o vento sopra palavras aos teus ouvidos e assim sopras poemas.
    Abraços e muita admiração.
    Leninha
    Natal - RN

    ResponderExcluir
  3. Lindíssima foto. Adorei o poema. Como vc conseguiu esse voo fotografar? Vc é como um pássaro, lindo de viver. Abraços,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Fantástico poema sem pressa. Aliás, pra que pressa, se o bom da vida mora ali no vagar das horas, bem ali no interior da Várzea? Sensacional! Adorei sua poesia. Esse blog tá DEZ demais!!!!!!
    SIMONE - Goianinha/RN

    ResponderExcluir
  5. Olha aqui o voo do poeta!!! Realmente sua poesia faz a gente andar e acabar voando no pensamento, nas emoções e nas coisas boas da vida. Muito bom ler você.
    Raul de Castro Monteiro - Tirol - Natal

    ResponderExcluir
  6. Um primor de texto, linda poesia! Vale a pena mergulhar nesse site. Maravilha de palavras, fotos, um colírio para a alma da gente.
    Eunice Duarte - Nova Cruz/RN

    ResponderExcluir
  7. Dá-lhe poesia! Dá-lhe alegria de viver. E viva o poeta de Várzea,pois sua poesia é das boas, de primeira. Como tudo nesse blog. Adorei.
    Susana Moura de Lira
    São José do Mipibu - RN

    ResponderExcluir
  8. Várzea está com tudo em cima... Uma cidade cheia de gente bonita, de lindas mulheres... Tipo exportação mesmo!!! Cada mulher linda, vou te contar, o que será que tem esse lugar para ter tanta coisa boa junta? Olha, Deus caprichou em Várzea. E pra completar tem um VNT que é DEZ!!! Adoro vcs. Gostei demais dessa poesia... Valeu!
    Gilvan - Natal - RN

    ResponderExcluir
  9. Leio, leio, leio e não canso... Bela poesia!
    Supimpa!!!! Vale a pena guardar, no coração.
    Abraços,
    Lígia
    Santo Antonio-RN

    ResponderExcluir
  10. Olá, poeta de Várzea!
    Nossa, gostei daqui deste site, gostei desses versos caminhando livres como um vento leve, que nós trás a tranquilidade que nos leva a algum lugar onde ao que tudo indica mora a paz verdade. Que Várzea bonita é essa, parece encantadora essa cidade... Quero conhecer esse lugar no RN. Já visitei esse Blog várias vezes, pois adoro poesia. E aqui todo dia tem uma, quentinha saída do forno. Gosto da atualização do site. Vejam que sou bom observador. Forte abraço a todos do VNT, principalmente ao grande poeta J. Ludigero, a quem admiro, sem conhecer. Valeu!
    José Clemente Bernardo
    São Luís-MA.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Cheguei aqui através de uma amiga da Universidade que participa da Blogagem por esse imenso Brasil a fora, aliás, ela acabou de chegar da Espanha e deixou o endereço do Blog com amigos que ficaram muito interessados de ver o sit "VNT", tudo por causa da poesia do tal João Ludugero que cativou vários amigas nossas, pois escreve divinamente.Este site tem sido bastante visitado por amigos que não deixam comentários. Estou curiosa para saber se o poeta tem livro já publicado, pois gostaria de adquirir um exemplar, vez que ele tem me ajudado muito com sua poesia. Adorei o que encontrei! Um espaço aconchegante, inteligente, convidativo... Virei sempre aqui. Se permitires, gostaria de linkar o seu blog no meu. (me alonguei no comentário. Rs, rs, rs!).
    Abraços,
    Janaína Ester de Assumpção
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  12. A tal Janaína acima apaixonou pela poesia ou foi pelo poeta? Ela fez a maior declaração,parece que gostou do poeta de Várzea!!! Não sabe em se o cara é comprometido, vai saber... Mas o João Laudugero parece mesmo que é uma escritor nato. Vi seus textos e muito me agradaram, pois são de uma literatura bem legal, escorreita.
    Marcelo Rodrigues Cajazeiras
    Natal - RN.

    ResponderExcluir
  13. Esse cara é fera!!! Maior legal, pois tem o dom das palavras. Passei a acessar este blog por causa das lindas mulheres de Várzea e pela poesia que este site tem todo santo dia, até rimou! Abração,
    Evaldo Macieira Brandão
    Nova Cruz - RN

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto deste Blog, sempre bem atualizado. Mas tem dia que fica cheio de fotografias na página principal, e as outras matérias e poesias ficam em segundo plano. Mulher é bom, é bonito de se ver, limpa a vista, mas não pode levar toda a inicial da página... aqui vai esse recado. É o que penso, acho que deve ser levado em conta minha sugestão...Que se coloquem fotos, mas não precisa ser um km de retratos. Abrevia isso aí, que fica melhor.
    Att,
    Daniela Baptista Ribeiro de Lima
    Ponta Negra - Natal

    ResponderExcluir
  15. É verdade, isso que Evaldo Macieira falou acima. O Blog é muito bom, bem preparado, diversificado, tem matéria pra todos os gostos, mas tem horas que exagera na leva de fotos. É tanto que a gente abre o site e só vê retrato, as matérias passam logo pra página seguinte... muita gente nem acessa a próxima página e fica só a mirar as fotos...
    Vamos repensar nisso. Que ponham as fotos, mas em resumo, ou num campo próprio para acesso dirigido. Entendeu? Eu quero ver tudo, das informações, notícias, poesias e fotos...
    Gosto do blog, por isso reitero a crítica do amigo. Abraços.
    João Batista

    ResponderExcluir
  16. Contanto que não falte a poesia.... Eu quero é mais. Tudo. Mas tem que ter poesia para aliviar um pouco a vida. Já pensou se não houvesse um alento nesse mundo cão? Carecemos de poesia. É isso. Bjs. Lurdinha.

    ResponderExcluir
  17. Caro poeta J. Ludugero,
    Bastante forte sua linha de raciocínio poético, cada frase, cada verso, diz muito
    do sentimento pela sua terra, pela sua Várzea. Você é realmente um poeta iluminado, que nunca esgota sua mina de poesia, não tem prazo de validade,sempre haverá um verso a ser escrito,sempre dando sequência a poesia iniciada...inacabada no coração.
    Eu também escrevo poesia.
    Beijos,
    Mariana Barcellos de Araújo
    João Pessoa/PB.

    ResponderExcluir
  18. ADORO POESIA. ESTE SITE ESTÁ SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!MINHA AMIGA SOCORRO É DE NATAL/RN E ME INDICOU O BLOG. MUITO BOM MESMO! GOSTARIA QUE MUITA GENTE PUDESSE LER E TER ACESSO A SUA POESIA DE PRIMEIRA, VIU?
    PARABÉNS! ESSE VNT É SUPIMPA...BJS.
    LIDIANE TORQUATO NEVES
    SALVADOR-BA.

    ResponderExcluir
  19. Este poeta é o máximo! Gosto de tudo que ele escreve. Aqui em casa tá todo mundo acessando o VNT para ler e reler essa deliciosa poesia.
    Por favor, escreva mais... Acho pouco demais uma só por dia. Queria muito mais. Adorei o poema acima. Eu fuço o site em busca de mais poesia já li várias...Estou feliz,porém, ainda não satisfeita: quero ir a Várzea. Me aguardem.
    Bárbara Sueid de Medeiros
    Tirol - Natal-RN.

    ResponderExcluir
  20. Por gentileza, me digam onde posso adquirir a obra do poeta João Ludugero, de Várzea, pois preciso guardar na minha estante, isso depois de devorar cada poema seu! Adorei esse Blog. Beijosssssss!!!!!!!
    Maria Tereza

    ResponderExcluir

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.