Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Deputado Potiguar do PMDB mede forças com o PT para presidir a Câmara dos Deputados

 Do VNT com informações do R7
Escolha dependerá do poder de articulação dos principais nomes que concorrem ao cargo

Agência Câmara
Vaccarezza (PT) e Alves (PMDB) estão no páreo pelo comando da Casa
Após uma campanha marcada por desconfianças e ciúmes, PT e PMDB, os principais partidos da coligação que elegeu Dilma Rousseff presidente, ensaiaram um discurso de conciliação nesta semana pós-eleições. O esforço foi no sentido de mostrar harmonia, tanto nas conversas para a distribuição de cargos no primeiro escalão do novo governo como para a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados.

A escolha para chefiar a Câmara, porém, deverá estimular, nos bastidores, uma competição velada pelo nome que conseguir mais apoio entre os colegas. No páreo, estão, do lado do PMDB, o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e, do lado do PT, o nome mais cotado hoje é o do líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP).

Ainda correm em paralelo os petistas Marco Maia (RS), atual vice-presidente da Câmara; João Paulo Cunha (SP); e Arlindo Chinália (SP) - esses dois últimos, ex-presidentes da Casa em diferentes períodos do governo Lula. A ideia de PT e PMDB é lançar um só nome de consenso até janeiro, sem necessidade de uma votação em fevereiro, quando começa a nova legislatura.

Um acordo, fechado entre os dois partidos nesta semana, definiu que um deles comandará a Casa nos primeiros dois anos do governo Dilma (2011-2012) e o outro, nos dois anos restantes (2013-2014). Resta negociar quem ficará com o primeiro biênio, ambicionado pelas duas legendas, por ser um período propício e mais confortável para a aprovação de reformas difíceis, como a política e a tributária.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.