Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

POESIA: CULTURA E INFORMAÇÃO COM HUMANIDADE


















POESIA: CULTURA E INFORMAÇÃO COM HUMANIDADE
Autor: João Maria Ludugero

Interessa-me saber, e sei,
Que é aqui, na poesia, que me acho
Onde encontro forças para continuar
A redigir meus versos com simplicidade
Escrever com  serenidade, versejar,
Apesar dos pesares, dos fardos,
Assim é que te escrevo e me escrevo
Por entre as frestas do meu pensar.

É aqui, na minha poesia varzeana
Que dispo minha alma por completo,
Que me desnudo e te desnudo inteira
Ao juntar-te toda em letras numa canção,
Ao desenhar-me nas linhas tortas ou certas
Ao tentar poetizar-te até nas entrelinhas.

É aqui, na poesia de todo santo dia,
Que viajo do passado ao presente da nossa Várzea
Seja de regresso à infância,
Quando pulávamos cordas,
Quando ainda jogávamos bola na Vargem,
Quando tomávamos banho de rio e açude,
Quando outrora cavávamos cacimbas de água salobra
E aprendíamos a ser feliz modestamente
Nesse lugar chamado Várzea!

É na poesia que reinvento cultura
Todas as manhãs, com estilo próprio,
Ao repassar informação imbuída de humanidade.
Ao adormecermos com os sinais do tempo,
Sem roubar no prato da balança Filizola,
Uma vez que a vida nos dá o fiel da ciranda
Numa dança sensata que a tantos encanta
Numa cidade que ainda renova esperanças
Numa Várzea que ainda acredita e não se deixa isolar
Não cruza os braços e arregaça as mangas
Na certeza de que melhores dias virão para todos!
Share
Banner

João Maria Ludugero

Post A Comment:

5 comments:

  1. Por quê vocês não abrem um concurso de poesias? Vocês divulgariam aquí como se inscrever,onde e como vai ser. O participante enviaria sua poesia e então ela seria analizada por uma banca de competentes. Vocês ganhariam com a taxa de inscrição e por promoverem algo tão necessário; a prefeitura ganharia por promover e incentivar a cultura; os participantes teriam a chance de expressarem-se e de exporem suas obras; e a cidade ganharia novos poetas.
    No fim, todos só ganhariamos!
    Essa é minha sugestão. Alguém concorda?

    ResponderExcluir
  2. O site não é da Prefeitura, mais de todos nós, um concurso não sei mas sua poesia pode ser publicada no VNT sim ou de qualquer outro poeta que escreva sobre Várzea é eviar ao VNT pelo e-mail ou pelo VC Notícia.

    Obrigado pela visita, volte sempre amigo Maurílio

    ResponderExcluir
  3. Uma ótima e brilhante ideia, pois de tal sorte descobriríamos muitas verves poéticas, muitas vezes escondidas. Desse modo, ganharia a cidade e a cultura se enriqueceria ainda mais. Promoções desse calibre somente viriam a engrandecer ainda mais nossas fontes de conhecimento e incentivo à cultura local. Gostei da sua sugestão. Todos só têm a ganhar. Seria muito interessante fazer valer e promover essa ideia. Concordo plenamente e apoio sua sugestão. Forte abraço, João.

    ResponderExcluir
  4. Que venham novos poetas! O VNT está aberto a outras poesias, como sempre esteve desde o começo. Como dito acima, o VNT não é da prefeitura, mas de todos nós! Mandem seus textos e poemas, o VNT agradece.
    Hiper abraço. João.

    ResponderExcluir
  5. Não gente. Não quis dizer que o site era da prefeitura e sim que ela poderia se envolver nesse tipo de evento para enriquecimento da cultura municipal. Quanto aos comentários do senhor Ludugero, concordo plenamente e vejo neles, a força de otimismo que tanto falta a muitos.

    ResponderExcluir

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.