Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Usuários enfrentam lentidão e problemas nas Centrais do Cidadão

No VNT do DN

Um déficit de pelo menos 200 servidores e problemas nos links e sistemas de acessos de alguns órgãos públicos estão contribuindo para a demora no atendimento nas 22 Centrais do Cidadão no Rio Grande do Norte, sendo 5 em Natal e 17 no interior. Em Natal, a Central do Cidadão da Zona Norte e do Via Direta são as que mais enfrentam dificuldades devido à grande demanda de pessoas que procuram o atendimento. Os mesmos problemas são verificados em Mossoró, Currais Novos e Caicó. A emissão de CPF pela Receita Federal, carteira de identidade pelo Itep, e seguro desemprego do Ministério do Trabalho, estão sendo prejudicados pela lentidão, aumentando a média de tempo de atendimento de cada serviço.

A reportagem do Diário de Natal foi nesta sexta-feira (30) até a Central do Cidadão do Alecrim e constatou no box do Itep que algumas pessoas já aguardavam há algum tempo a emissão da carteira de identidade, devido a problemas no sistema do próprio órgão. É o caso de Aldenir José da Silva, 27, que esperava há mais de uma hora e meia por um atestado de antecedentes criminais. A mesma espera aconteceu com Patrícia Medeiros, 29, que aguardava ansiosamente para dar entrada no seguro desemprego. "Acho que com essa lentidão devo sair daqui a umas três horas", estimou.

Mais otimista estava a dona de casa Rejane Ferreira de Melo, 44, que tirou o dia ontem para fazer CPF e identidade dos seus cinco filhos. Residente no bairro das Quintas, ela disse que a Central do Cidadão foi a melhor alternativa para fazer os documentos em um só dia. Outro que procurava o atendimento do seguro desemprego no box do SINE, era Carlos Alberto da Silva, 40, que já aguardava há 40 minutos. "O que me explicaram é que o sistema agora está mais pesado e lento devido ao aumento do número de telas para preenchimento dos dados que de 5 aumentou para 7.

Já no interior, alguns serviços chegaram a ser suspensos por falta de acesso à internet, que gera o funcionamento da rede e dos programas, como na Central do Cidadão de Currais Novos, responsável pelo atendimento aos municípios do Seridó Oriental. O mesmo problema aconteceu nas centrais das cidades de Macaíba, Assu e Caicó. Segudo o titular da coordenadoria das Centrais do Cidadão (CODACI), Nelson Santos, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania está envidando esforços para resolver esses problemas, mas ainda não tem previsão de quando o sistema voltará à normalidade porque depende diretamente de providências dos órgãos envolvidos.

.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.