A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (SUVISA) emitiu nota na manhã desta terça-feira (29) a respeito dos medicamentos encontrados por um taxista entre os quilômetros 137 e 138 da BR-101, no município de Arês, no interior do estado. De acordo com a SUVISA, o descarte adequado dos remédios está sendo providenciado.
Leia a nota na íntegra:
A SUVISA informa que após o recolhimento de parte dos medicamentos na margem da BR-101, entre os Kms 137 e 138 - no município de Arês, e após o recebimento da outra parte dos medicamentos entregues pela Tribuna do Norte a esta Subcoordenadoria, na data de 23/11/2011, foi constatado que os produtos em questão são amostras-grátis, portanto, de venda proibida ao comércio. Verificou ainda, que muitas das embalagens encontravam-se vazias, algumas tinham o prazo de validade para 2012, e a maioria encontrava-se com a validade expirada. Os produtos com o prazo de validade expirado eram do tipo: antidepressivos (com retenção de receita), analgésicos, géis ginecológicos, anticoncepcionais, hipertensivos, suplementos vitamínicos, hidratantes, dentre outros.
Esclarece que, de acordo com o art. 3º da RDC nº 60, de 26 de novembro de 2009 a distribuição de amostras grátis de medicamentos somente pode ser feita pelas empresas aos profissionais prescritores, mediante aceitação documentada, em ambulatórios, hospitais, consultórios médicos e odontológicos.
Informa ainda que, por se tratar de medicamentos "amostras grátis", de venda proibida ao comércio, não será possível realizar investigação nas Distribuidoras.
Arez, cidade sem desenvolvimento...
ResponderExcluir