![]() |
O tema da redação teria circulado por grupos de WhatsApp antes da prova - Reprodução |
Mais um candidato que prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último fim de semana denunciou o vazamento da prova. O estudante, que preferiu não ser identificado, mora em Fortaleza (CE) e alegou que recebeu a foto do caderno de questões com a página da redação de um amigo que mora em Campina Grande (PB) às 11h50 do domingo (09), mais de uma hora antes do início do exame daquele dia.
- Antes de chegar à prova, uma hora e dez minutos antes eu recebi uma mensagem de um colega de Campina Grande. Se a mensagem chegou de outro estado, de São Paulo, então, ela deve ter se espalhado em vários estados ainda antes da prova – disse o estudante em entrevista ao “Bom Dia Brasil”.
O Ministério Público Federal do Ceará (MPF) e a Polícia Federal informaram não terem recebido qualquer denúncia sobre o caso no estado. Até o momento, há casos de supostos vazamentos em quatro estados.
Esta não é a primeira denúncia de vazamento da prova de redação do Enem deste ano. Na última quarta-feira (12), o estudante Jomásio Barros Filho, morador de Teresina (PI), foi voluntariamente à PF mostrar seu celular, que continha a imagem da prova de redação do Enem. Conforme mostrou Jomásio, ele recebera a foto às às 10h47m daquele dia (11h47m de Brasília), também cerca de duas horas antes do exame. A Superintendência da Polícia Federal apreendeu o aparelho para perícia do material.
Ainda no domingo, após sair do local de prova, Jomásio ficou convencido de que a redação tinha vazado. Ao chegar em casa, o estudante gravou um vídeo na tentativa de provar o caso. Nele, Jomásio aparece retirando o aparelho telefônico de dentro de um saco lacrado fornecido pelo Inep para depósito de material proibido durante o Enem.
O ministro da Educação, Henrique Paim, disse nesta quinta-feira, ao Jornal Hoje, que o MEC está "seguro de que o processo está sendo muito bem conduzido". Paim afirmou que é preciso ter uma condução correta sobre o assunto.
- A PF é a instituição que deve fazer esse processo. Ele já abriu o inquérito e está identificando o que ocorreu e em breve vamos ter o resultado dessa investigação - disse o ministro.
A imagem com o tema da redação teria circulado em diferentes grupos de WhatsApp antes da prova. Jomásio, por exemplo, afirmou no Facebook que recebeu a foto de um grupo da rede social do qual participam cerca de 40 pessoas. Num primeiro momento, ele não tinha acreditado na imagem que recebera pela manhã. Mas, ao fazer o exame à tarde, o candidato se deparou exatamente com a mesma prova. Ao chegar em casa, o estudante gravou o vídeo com a denúncia.
Post A Comment:
0 comments:
OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.
PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:
Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.
Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.