Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Dia Internacional da Mulher: homenagem do VNT a todas as mulheres varzeanas

Do VNT
Nevinha, Elizabetn, Elineide, Shirley, Rosilda, Dona Gabriela, Cleide, Leila, Telma e Terezinha 
(Arte: Beto Belo/VNT)
Dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data especial onde em todo o mundo são feitas comemorações e homenagens para estas que na verdade são dignas de serem homenageadas todos os dias do ano. O VNT também faz sua homenagem!

O VNT  celebra a data com uma homenagem a todas as mulheres varzeanas, na postagem destacamos apenas dez entre tantas outras mulheres influentes no município de Várzea,  incluindo varzeanas como Maria das Neves "Nevinha" (Ex-primeira dama por três vezes), Elizabeth Christine (Atual primeira dama), Elineide Belo (Ex-vereadora por duas vezes e atual diretora da Escola Estadual), Shirley Maiane (Filha de Várzea, atual vereadora do município de Jundiá), Rosilda Rodrigues (Ex-primeira dama por tres vezes), Gabriela Maurício (Secretária de Educação e Fundadora da Semana da Cultura no município), Cleide de Carvalho (vice-prefeita por duas vezes), Sirley Anacleto"Leila"(Atual vereadora), Telma Régia (vereadora por duas vezes), e Terezinha Tomaz (vereadora por duas vezes).

No dia Internacional da Mulher o VNT deixa uma homenagem. Que a consciência de que é preciso continuar enfrentando o preconceito e as diferenças impostas pela história seja a força que impulsiona a mulher para maiores conquistas. Parabéns a todas as mulheres do mundo!

Minha homenagem também vai para minha mãe Marlúcia Rodrigues "Dona Nena"  "in memoriam" (Beto Belo).
Minha mãe "Dona Nena" (Foto: Arquivo Beto Belo)
.
Origem do Dia Internacional da Mulher

Antes disso, porém, as primeiras manifestações em favor de uma data surgiram pela primeira vez em movimentos de trabalhadoras na virada do século XX na América do Norte e também na Europa.

Nos Estados Unidos, data de 1909 o primeiro Dia Nacional da Mulher, em 28 de fevereiro. Na época, o então Partido Socialista da América marcou este dia em homenagem a greve de 1.908, de trabalhadores do setor têxtil, em Nova York. Na ocasião, mulheres protestaram contra péssimas condições de trabalho.

No ano seguinte, em 1910, em Copenhague, Dinamarca, o encontro Socialista Internacional estabeleceu um Dia da Mulher, de caráter internacional, para homenagear o movimento pelos direitos das mulheres. A proposta foi recebida com aprovação unânime pela conferência de mais de 100 mulheres de 17 países.

Como resultado da iniciativa, em 1911, o Dia Internacional da Mulher foi marcado pela primeira vez para 19 de março em países como Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Além do direito de votar e ocupar cargos públicos, foi reivindicado o direitos das mulheres ao trabalho e à formação profissional.

Entre os anos de 1913 e 1914, o Dia Internacional da Mulher tornou-se também um mecanismo para protestar contra a Primeira Guerra Mundial, como parte do movimento pela paz. Mulheres russas viveram pela primeira vez o Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro. No resto da Europa, por volta de 8 de Março do ano seguinte, as mulheres fizeram manifestações para protestar contra a guerra e expressar solidariedade a outros movimentos locais, como anos depois a revolução russa de 1917.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.