Equipe do Sebrae e o prefeito de Pedro Velho acertam os detalhes para realização de uma OSE no município (Foto: Divulgação/Agência Sebrae) |
Um dos municípios mais importantes para a economia da região Agreste do Rio Grande do Norte, Pedro Velho (localizado há 72 quilômetros de Natal), receberá incentivo para fomentar novos negócios e consolidar os já existentes com a realização de uma Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) na cidade. A definição ocorreu nesta sexta-feira (10), durante encontro entre o diretor de Operações do Sebra do Sebrae no Rio Grande do Norte, Eduardo Viana, e o prefeito José Marques de Oliveira, na sede da Instituição. Durante uma semana, deverão ser capacitadas cerca de 300 pessoas, entre Microempreendedores Individuais (MEI) e potenciais empresários. A oficina está programada para ser realizada no Ginásio Municipal, entre os dias 11 a 15 de maio.
A cidade foi escolhida pelo potencial empreendedor. Atualmente, a economia de Pedro Velho se concentra entre a agricultura e a pecuária. A cidade tem 14 mil habitantes e conta com 239 empresas inseridas no Simples Nacional. Deste total, apenas 147 são MEI. Para o prefeito, a OSE levará bons frutos para os micros e pequenos negócios, além dos potenciais empreendedores da cidade.
Além de capacitações, a mobilização vai incentivar o registro de microempreendedores. O evento deverá movimentar a localidade, através do Programa Desenvolvimento Econômico Territorial (DET). “Com certeza, será um grande fortalecimento, porque sempre que acabamos com uma OSE, o número de pessoas formalizadas só aumenta”, diz o gerente do Escritório Regional do Sebrae-RN para o Agreste e Litoral Sul, Leonel Pontes.
O objetivo da OSE é disponibilizar conhecimento para o desenvolvimento da capacidade empreendedora e também para aprimorar habilidades e competências na área de gestão. As atividades acontecem simultaneamente em 10 salas, cada uma com 10 consultores técnicos do Sebrae-RN. Em cinco dias, são trabalhados temas, como ideias e oportunidades de negócio , planejamento, marketing, mercado, riscos, mudanças, informação e definição de metas. Entre os assuntos que integram o conteúdo programático da OSE, estão temas ligados às noções de gestão empresarial, competências empreendedoras e planejamento do negócio. Após as oficinas, os empreendedores recebem consultorias técnicas em seu próprio negócio.
“A OSE ajuda a identificar deficiências e auxilia na busca de estratégias para melhorar a área de gestão dos empresários”, diz o gestor da OSE, Everton Wagner Santos. E entre os dias 13 a 17 de abril, a OSE chega até a cidade de Ceará-Mirim, município da região Metropolitana de Natal. E de 25 a 29 de maio, será a vez de Mossoró receber a Oficina Sebrae de Empreendedorismo.
Post A Comment:
0 comments:
OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.
PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:
Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.
Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.