Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Entenda propostas da Reforma Política votada pela Câmara Federal

No VNT do Portal No Ar - 26/05/2015
A Câmara dos Deputados começa a apreciar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 14/2015, que trata da Reforma Política, nesta terça-feira (26). A reforma que será apreciada pelo Congresso trata basicamente de nove temas: o sistema eleitoral proporcional, o financiamento de campanha, a reeleição, a coincidência das eleições, a cláusula de barreiras, a fidelidade partidária, a data de posse do presidente da República, o voto obrigatório e a suplência de senador. Para passar a vigorar, precisa de 308 votos, que correspondem a três quintos Casa.
Veja os itens que serão apreciados e as propostas que existem para eles no Congresso:
Sistema eleitoral
Na mudança do sistema eleitoral das eleições para os cargos legislativos, existem quatro propostas:
– Distritão: são eleitos os mais votados, ficando extintas as coligações e o modelo de eleição proporcional.
– Distrital: Estados e Municípios são divididos em distritos com direito a número de vagas de acordo com sua quantidade de habitantes. Os candidatos mais votados de cada distrito ocuparão as vagas pertencentes à respectiva região.
– Distritão – Misto: parte das vagas é preenchida pelo sistema distritão e a outra pelo atual sistema de eleição proporcional.
– Distrital- Misto: parte das vagas é preenchida pelo sistema distrital e a outra pelo atual sistema de eleição proporcional.
Financiamento de Campanha
– Financiamento privado com restrições: as empresas permanecem podendo fazer doações às campanhas políticas, mas com novas regras pré-determinadas e ficando permitido o repasse somente a partidos e não aos candidatos nominalmente.
– Financiamento Público: as empresas ficam proibidas de fazer doações a partidos, candidatos ou coligações. Só é permito utilizar recursos públicos, repassados pelo governo de acordo com a representatividade da legenda na Câmara Federal.
Reeleição
– Proibição da reeleição para os cargos do Executivo: prefeito, governador e presidente.
Coincidência das eleições
– Realização de eleições para prefeito e vereador em 2020 com mandato de apenas dois anos, para em 2022 ocorrerem as primeiras eleições gerais, coincidindo com o pleito para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Deste ano em diante, todos os mandatos passam a ser de cinco anos, com exceção do cargo de senador, que terá as regras estabelecidas pelo próprio Senado.
– Prorrogar os mandatos de prefeitos e vereadores eleitos em 2016 para até 2022, data em que seriam realizadas as primeiras eleições gerais, coincidindo com o pleito para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Deste ano em diante, todos os mandatos passam a ser de cinco anos, com exceção do cargo de senador, que terá as regras estabelecidas pelo próprio Senado.
Cláusula de Barreira
– Só terá direito a Fundo Partidário e Tempo de Rádio e Televisão partidos com representação no Congresso Nacional.
– Terá direito a Fundo Partidário e Tempo de Rádio e Televisão partidos que obtiveram 2% dos votos no território nacional, sendo distribuídos em nove estados com pelo menos 1% em cada estado.
Fidelidade Partidária
– Abertura de janela de 60 dias para os políticos com mandato mudarem de partido, após sancionada a reforma política.
Posse do Presidente
– Mudança da data de posse do presidente da República eleito e do vice do dia primeiro de janeiro para o primeiro dia útil do mesmo mês.
Obrigatoriedade do voto
– Permanência da obrigatoriedade para votar, ficando facultado aos maiores de 16 anos e menores de 18, aos idosos acima de 60 anos e analfabetos.
– Voto facultativo para todos os eleitores.
Suplência de Senador
– Acabar com os suplentes de senador, ficando nas suplências os candidatos ao Senado derrotados nas eleições.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.