Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Brasil extradita aos EUA acusado de estupro; homem foi preso na praia da Pipa, RN

No VNT do G1 DF - 22/06/2016
Victor Arden Bernard, de 53 anos, foi preso na praia da Pipa, no litoral Sul do RN (Foto: Daniel Costa/G1)
Foto de arquivo mostra Victor Arden Bernard no dia em que foi preso, na praia da Pipa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte (Foto: Daniel Costa/G1)
A Procuradoria-Geral da República anunciou nesta quarta-feira (22) a extradição do líder de uma seita acusado de cometer 59 crimes sexuais contra duas adolescentes entre outubro de 2001 e dezembro de 2009 em Minnesota, nos Estados Unidos. Elas tinham 12 e 13 anos na época do primeiro abuso. De acordo com o órgão, Victor Andern Barnard foi preso no Rio Grande do Norte em fevereiro do ano passado. Ele foi enviado aos EUA na última sexta (17), em operação da Polícia Federal e do United States Marshals.

A extradição foi deferida após pronunciamento do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Até a transferência, Barnard estava preso na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).

A medida só ocorreu depois de os EUA se comprometerem a não aplicar pena superior a 30 anos de prisão – máximo que se cumpre pela legislação brasileira. Além disso, o homem terá direito à diminuição da pena pelo tempo que ficou preso no Brasil.

O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça, havia informado ao Ministério das Relações Exteriores que Barnard seria posto em liberdade se não fosse extraditado até o dia 17.

“O esforço da PGR durante a extradição no STF e das polícias do Brasil e dos Estados Unidos para a captura do foragido não foi em vão. As vítimas em Minnesota poderão ver o suposto criminoso sentado no banco dos réus para ser julgado", disse o secretário de Cooperação Internacional do Ministério Público Federal, Vladimir Aras.

Na época da prisão do líder da seita no RN, a Polícia Federal disse que Barnard era procurado pela Interpol e também figurava na lista dos 15 mais procurados pela agência U.S. Marshal, organização policial americana responsável pela busca e captura de foragidos internacionais. Era oferecida recompensa de US$ 25 mil para quem desse informações que o levassem à prisão.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.