Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Reportagem sobre invasão de casas populares em Várzea, RN é exibida na InterTV Cabugi, veja vídeo

Do VNT - 18/07/2016
Foto: Reprodução Vídeo-Inter TV Cabugi
VNT - Uma reportagem sobre a invasão das casa do Programa Minha Casa Minha Vida na cidade de Várzea, no Agreste do Rio Grande do Norte foi ao exibida  nesta segunda-feria, 18/07 às 19:10h  na 2ª Edição do programa jornalístico RN TV na afiliada da Rede Globo, a InterTV Cabugi.  A exibição da reportagem foi confirmada pelo VNT assim que a matéria entrou na pauta do telejornal. A matéria foi gravada na sexta-feira, 15. Veja o vídeo AQUI

Um conjunto habitacional de casas do Programa Minha Casa Minha Vida, localizado nas proximidades do bairro Novo, na cidade de Várzea, com as obras ainda inacabada foi invadido  por dezenas de famílias, algumas nem estavam cadastradas para receberem as casas.

Os primeiros entrevistados foi o casal, Manoel e Shirley se mudaram com os dois filhos pequenos para uma das casas inacabadas: "Eu espero que o poder municipal deixe agente aqui porque agente não tem condições de pagar aluguel" disse Manoel.  "Agente deixava de pagar o aluguel pra comprar comida dele, completou Shirley. 

A repórter continua com as entrevistas, as pessoas  que ocuparam  o local contam que a obra está abandonada a muitos anos. 

"As casas estavam aí todas abandonadas o mato cobrindo servindo de motel servindo pra outras coisas, servindo pra bandido se esconder  aí o povo invadiram porque estão precisando", disse uma mulher. 

Em seguida a reportagem do RN TV também  mostra as ruas e os  cômodos das casas. "Os moradores contam que dentro das casas tinha muito lixo, aqui nós estamos numa  delas pra vocês verem as condições, ainda totalmente inacabada, tem buraco no telhado, o piso não foi feito e a casa tem basicamente quatro cômodos, a sala, dois quartos e ali no final o banheiro".  "No conjunto não há saneamento básico, nem água e luz, os espaços das janelas estão ocupadas por panos. A placa informa que são 71 casas habitacionais. A ocupação do local preocupa quem estava cadastrado para receber uma casa após o término da obra de responsabilidade do Governo Federal e Caixa Econômica Federal". Disse a repórter 

A repórter segue com as entrevistas "Assenhora está cadastrada no Programa Minha Casa Minha Vida é isso?": "Tou cadastrada tou faz dez anos que eu moro de aluguel, tenho três filhos, quem mora de alguém o certo é ficar agora que tem condição, que tem um senhor lá que tem quatro casas alugada fora a que ele mora e ele pegou duas casa e teve gente aqui também que pegou pra gente de Natal que não tem nada a haver", disse uma senhora cadastrada no Programa. 

 "Se fosse pra tá aí eu também tava, porque eu preciso de uma casa, não só eu mais a maioria que tem aqui, agora tem gente aí que tem casa, pegou quatro terreno, tem gente aposentado que tá ali dentro, agora tem gente que não merece não", falou um jovem casado.

A engenheira responsável pela vistoria dessa  obra, ela disse por telefone que a obra faz parte de um convênio entre a Prefeitura e Ministério das Cidades, disse ainda que as obras estão paralisadas, isso há seis meses já, porque não é feito o repasse e que não há previsão para a retomada da obra. 

Por telefone o Secretário de Administração da Prefeitura, Lucinaldo do Nascimento, disse que o conjunto habitacional faz parte entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal e que está para há seis meses e não a vários anos como desse as pessoas que invadiram, o Secretário disse ainda  que a Prefeitura j deu entrada a uma ação de reintegração de posse da área, ou seja eles que a justiça determine a saída dessas famílias que entraram indevidamente nas casas..

A mesma matéria também foi exibida no Bom dia RN na terça-feira, 19, de acordo com o jornalista apresentador do telejornal, a reportagem entrou em contato com a Caixa Econômica que desconhecer esse convênio que teria firmado com a Prefeiturae que não financia obra na cidade de Várzea.

Veja o vídeo da matéria exibida pela Inter TV Cabugi:

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.