Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Defesa Civil de Espirito Santo, RN inicia levantamento da área afetada pelo fogo na Mata do Pilão

Do VNT - 26/10/2016
Coordenador da Defesa Civil do Município de Espírito Santo, RN , Antônio Duarte na Mata do Pilão
- Foto: Antonio Duarte
VNT - Após incêndio corrido na Mata do Pilão e ao redor da nascente do Piquiri entre a sexta-feira (7) e a segunda-feira (10) , A reserva tem áreas de Mata Atlântica e inclui mais de 40 mil hectares em cinco municípios potiguares: Goianinha, Canguaretama, Espírito Santo, Pedro Velho e Várzea. A região tem quatro nascentes de água que abastecem rios e a população da de cidades vizinhas. Uma equipe técnica formada pela Defesa Civil do município de Espirito Santo/RN e biólogos da ONG NAVIMA , juntos, se iniciou o levantamento da área afetada pelo fogo na APA Piquiri-Una com apoio Aéreo e terrestre. 

Um Sobrevoo dimensionou o estrago que a queimada trouxe a Mata Atlântica e ao Bioma Caatinga, conforme vídeo. Veja AQUI. As imagens aéreas produzidas pela equipe da ONG NAVIMA e o mapeamento feito pela Defesa Civil de Espirito Santo, utilizando GPS e outros recursos, quantificou o estrago deixado pelo fogo nos fragmentos da Mata Atlântica e Zona de Transição . 

No levantamento feito em 8 dias de trabalho intenso percorrendo toda Mata pela equipe formada pelo  Coordenador da Defesa Civil do Município de Espírito Santo, Antônio Duarte, junto a  uma alguns colaboradores; Daniel Constantino, Thiago Bovo, Maria Isabel, Assis da Mata e outros voluntários, constatou-se que o dano a flora e fauna da região foi inevitável.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil do Município de Espírito Santo, Antônio Duarte, ainda não é possível mensurar o impacto deixado pela queima com a grande concentração de cinzas, material tóxico produzido pela queima da floresta que poderá ser carregado pelas próximas chuvas ao leito do Rio do Salto. Nesse desastre as perdas são numerosas para a biodiversidade local, porém, é chegado o momento da apuração desse incidente pela polícia civil de Goianinha e reconstrução da Floresta Atlântica. E fica aqui os Agradecimentos a todos que participaram do combate ao incêndio no local.

Veja fotos da área da afetada pelo fogo na Mata do Pilão:




Mapa da Mata afetada pelo fogo 
Imagem aérea da Mata afetada pelo fogo
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.