Aluno do IFRN Campus Nova Cruz terá filme exibido em Festival de Cinema na Cracóvia, Polônia

No VNT dO IFRN - 29/11/2016
Diego Alves juntamente com o Reitor Willys Farkat e o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Márcio Azevedo.
Aconteceu no último fim de semana (25 e 26) a 7ª edição do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC) e o aluno Diego Alves, do Campus Nova Cruz, foi o grande vencedor da categoria IFRN. O estudante criou e produziu o curta de 1 minuto "Sabor da Nação". O evento é realizado anualmente no litoral sul potiguar e já é considerado um dos maiores festivais de produção audiovisual independente do Nordeste. Além do prêmio principal do Festival, através de uma parceria com o Finc, neste ano o IFRN promoveu uma premiação exclusiva para a produção audiovisual de estudantes da Instituição.

O aluno terá seu filme exibido no Festival Netia OFF CÂMERA 2017, um dos maiores festivais de cinema independente da Europa, que acontece na Cracóvia (Polônia). O filme premiado tinha que ter duração máxima de um minuto e podia ser feito com qualquer equipamento digital como câmera de vídeo, câmera fotográfica ou celular. A premiação contou com a participação do reitor do Instituto, Wyllys Farkatt Tabosa, do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Márcio Azevedo, e do assessor de Relações Internacionais, professor Marcelo Camilo.

O curta metragem vencedor tem como título "O sabor da nação" e evidencia a diversidade étnica do país através de imagens de alimentos típicos e da interação do povo nas feiras livres. A temática do evento neste ano foi o que despertou Diego para se inscrever no festival, “Há 2 anos acompanho o festival, mas nunca tinha me sentido pronto para participar. Esse ano, com a temática 'Sou Brasileiro', me senti à vontade para trabalhar um filme e logo veio em um momento inspirador o roteiro”, relatou.

A pró-reitoria de Extensão (PROEX), juntamente com o pró-reitor de Pesquisa e Inovação fez questão de cumprimentar Diego pela conquista. "Parabéns ao aluno que atendeu ao chamado do Finc!! O IFRN, por meio da Propi e da Proex, fomenta essa ação para que nossos alunos tenham a oportunidade de vivenciar outros ambientes e a arte e cultura! Formação integral, humana e tecnológica!", comemorou a pró-reitora de Extensão, Régia Lopes.

O aluno não consegue conter a felicidade ao falar sobre a viagem para a Polônia, prevista para o primeiro semestre de 2017: “Sonhei tanto com essa conquista, que está demorando para acreditar que isso passou de um sonho para a realidade. O mérito é meu, mas nada disso aconteceria se não existisse a oportunidade que o IFRN juntamente com o FINC me proporcionara”.

Acesse o filme premiado: Sabor da Nação
Share on Google Plus

About vnt online

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.