Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Incêndio em Mata Atlântica na APA Piquiri-Una entre Goianinha e Espírito Santo, RN; fogo é controlado

Do VNT - 07/11/2016
Fogo é controlado em Mata Atlântica - Fotos: Antonio Duarte
VNT - Neste domingo, (6) por volta das 10horas da manhã foi identificado fogo na Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una  (APA Piquiri-Una), a APA abrange parte dos municípios de Goianinha, Canguaretama, Espírito Santo, Pedro Velho e Várzea. Dessa vez o incêndio aconteceu em numa área de resquício de Mata Atlântica, no Rio das Pedras, entre os municípios de Espírito Santo e Goianinha, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações repassadas ao VNT, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) enviou uma equipe de combate a incêndio florestal composta por 08 homens, uma equipe da COPDEC/GAC e o coordenador de Defesa Civil de Espírito Santo, RN, Antonio Duarte, acompanharam os bombeiros na eliminação de todos os focos, por volta das 17horas após horas de combate  ao fogo, o mesmo foi controlado.

"Na próxima terça-feira, (8), uma equipe da Defesa Civil Estadual retornará ao local para verificar as possíveis causas do sinistro. A maior suspeita é uma queimada controlada de plantação de cana de uma usina da região. Na área fica localizado nascentes de rios que abastecem a região Agreste e Litoral.". Afirma Antônio Duarte, coordenador de Defesa Civil de Espírito Santo, RN.

Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una (APA Piquiri-Una ou APAPU)
Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una foi criada através do Decreto Estadual nº 10.683 de 06 de junho de 1990, apresentando uma área de 12.000 hectares. No entanto, os limites da UC foram modificados por força do Decreto Estadual nº 22.182, de 22 de março de 2011, tendo sua área ampliada para 40.707,45 hactares (ver mapa). A APA Piquiri-Una abrange parte dos municípios de Goianinha, Canguaretama, Espírito Santo, Pedro Velho e Várzea, estando presentes os Biomas de Mata Atlântica e Caatinga, assim como importantes rios que compõem as sub-bacias dos rios Curimataú, Catú e Jacú. Esta UC tem como objetivo proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. 




Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.