Escola sem partido, um grande retrocesso na educação brasileira

OVarzeano por: Adriano Alexandria
Futuro, as ideias serão todas quadradas.
Nunca, no Brasil, vivemos uma tão forte polarização política, e o efeito dessa polarização vai além dos calorosos debates políticos nas tribunas das assembleias. A efervescência elevada nesse campo de embates políticos/sociais, no momento, elevou-se tanto que levou essa disputa para o campo da educação brasileira, claro que já se discutia temas razoavelmente calorosos e difíceis de um consenso uníssono.

De fato, é inegável a tentativa de doutrinação que acontece por parte de alguns professores mais radicais naquilo que acreditam. Porém, levar a sala de aula o que se pensa, não é peremptoriamente errôneo, o que pode levar a um erro grotesco é impor a mordaça no discente e tira-lhe o direito de pensar ou questionar, pois não existe pessoas isenta de ideologia, isenta de uma bagagem histórica que pesa na balança ao expor seus pensamentos. De certo é errado por parte dos que mais acalorados não aceitam um discurso diferente daquilo que lhe é mais aprazível, nas isso não motivo para se impor uma ditadura em forma de um pensamento doutrinário estatal.

Apesar do cabo de guerra formado entre socialistas, conservadores e liberais ter se tornado tão intenso na área educacional, a imposição de uma legislação que comprometa o debate e amordace os professores quanto aos assuntos históricos ou atuais não será benéfico na formação dos discentes, pois que tipo de pessoas iremos preparar para o mundo, se não um cidadão que não pensa ou questiona.

Por fim, o debate em torno do projeto de lei 193/2016 traz o foco a educação brasileira que se encontra em uma encruzilhada devido a diversas mazelas que já é de conhecimento de todos. Com isso, os gestores deveriam aproveitar para discutir e consolidar aquilo que já é proposto,  e que na realidade não chegou a sombra do que está no papel.

Texto original: www.ovarzeano.com

Share on Google Plus

About Adriano Alexandria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.