Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Oitava edição do Festival de Cinema de Baía Formosa, RN ocorre nos dias, 1 e 2 de dezembro

No VNT do G1 RN - 26 NOV 2017
Foto ilustrativa da edição de 2016 do Finc (Foto: Divulgação)
Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (Finc) está na oitava edição e acontece na sexta-feira (1) e no sábado (2), no mirante do município, no litoral Sul potiguar. O tema do evento neste ano é “O Pescador”. Piotr Maj, diretor executivo do Finc, acredita que o festival a oportunidade de mostrar as histórias desse trabalho importante para a cultura e a economia da região.

Segundo Piotr, o Finc é uma troca de experiência com a comunidade local e adjacentes. Os jovens de Baía Formosa, inclusive, podem aprender sobre a produção de eventos participando como voluntários do Festival. A preparação para o voluntariado é feita por meio de um workshop na própria cidade.

O Finc é divido em três categorias: o festival curtas de 1 minuto, o Festival de Curtas de 1 minuto – IFRN e a Mostra Potiguar. O vencedor do Festival de Curtas de 1 minuto vai ganhar uma viagem para a Cracóvia, na Polônia, com todas as despesas pagas e participar do Festival Netia Off Camera 2018, o maior festival de cinema independente da Europa. Os 10 primeiros colocados também terão seus filmes exibidos nesse festival europeu, na Seção Oficial Brasil.

O Festival de Curtas de 1 minuto – IFRN é uma categoria exclusiva para os alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Uma parceria firmada entre o Festival e o Instituto possibilita aos alunos a inscrição com vídeos de um minuto produzidos por eles. O aluno vencedor da categoria também será premiado com uma viagem para a Polônia, e terá o filme exibido no festival europeu

Já a categoria Mostra Potiguar é uma oportunidade para as produções audiovisuais desenvolvidas no Rio Grande do Norte nos últimos dois anos, com temática livre e com duração máxima de até 20 minutos. Todos os vídeos inscritos passaram por uma curadoria, para a escolha dos que serão exibidos durante o Festival.

As atividades do Finc já começaram. Meses antes do evento, são realizados workshops sobre o processo de produção em audiovisual, desde a produção do roteiro à edição final. As oficinas acontecem em vários municípios do estado.

Neste ano foram 79 filmes incritos, de diferentes estados do Brasil. No ano passado foram 62.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.