Ministros do TSE podem tornar Robinson Faria inelegível por contas reprovadas pelo TCE

No VNT extraído do DeFato - 17 FEV 2018
Governador Robinson Faria corre o risco de ser alcançado pela Lei da Ficha Limpa
BLOG DO CÉSAR SANTOS

A reportagem é de O GLOBO:

“Para evitar acusações de perseguição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve ter o registro de candidatura negado em agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai julgar ao longo deste semestre casos relativos à Lei da Ficha Limpa que estão pendentes na Corte.

Também devem ser julgados processos sobre a Lei Complementar 64, que trata de regras de inelegibilidade. A ideia é demonstrar que o tribunal não vai permitir candidatura de políticos que cometerem crimes, ou que afrontaram a moralidade pública. Os primeiros julgamentos estão previstos para a próxima terça-feira.

Entre os ministros, a tendência é declarar a inelegibilidade desse tipo de candidato — inclusive Lula, que foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região e, portanto, estaria enquadrado na Lei da Ficha Limpa. A lei impede que condenados em segunda instância sejam candidatos.

Outros casos de inelegibilidade também devem ser confirmados em plenário — como, por exemplo, de governantes que têm a contabilidade da gestão pública reprovada por Tribunal de Contas.”

NOTA DO BLOG: O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), teve as contas do exercício 2017 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), logo, corre o risco de ser alcançado pela Lei da Ficha Limpa. As contas reporovadas foram encaminhadas para votação na Assembleia Legislativa.

Share on Google Plus

About VNT Online

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.