Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

PM acusado de matar advogada a pauladas em Santo Antônio, RN sabia o que estava fazendo, diz novo laudo

No VNT do G1 RN - 13 ABR 2018
Gleyson Alex de Araújo Galvão deveria estar preso desde 2013, mas aparece em fotos recentes tomando banho de piscina (Foto: Cedida)
Gleyson Alex de Araújo Galvão deveria estar preso desde 2013, mas aparece em fotos recentes tomando banho de piscina (Foto: Cedida)

O soldado da Polícia Militar Gleyson Alex de Araújo Galvão, acusado de matar a pauladas a advogada Vanessa Ricarda – crime ocorrido em fevereiro de 2013 dentro de um motel na cidade de Santo Antônio, distante 70 quilômetros de Natal – "era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato e de determinar-se de acordo com esse entendimento". É esta a conclusão do laudo de insanidade mental realizado pela perícia psiquiátrica do Hospital Naval de Natal, a pedido do Ministério Público Estadual.

“Havendo o laudo concluído que o acusado tinha conhecimento da ilicitude do ato que cometeu, e tinha condições de se portar conforme esse entendimento, não há nada a ser feito além de submetê-lo ao julgamento no Tribunal do Júri, onde faremos o possível para que ele seja finalmente condenado”, disse o advogado Emanuel de Holanda Grilo, representante da família da vítima.

Júri adiado
Gleyson deveria ter sentado no banco dos réus em novembro de 2016, mas o júri popular acabou adiado porque o MP solicitou uma nova avaliação psiquiátrica do policial. Em julho do ano passado, o juiz Rafael Barros Tomaz do Nascimento determinou que o soldado fosse submetido a um exame de sanidade mental. O teste chegou a ser marcado para o dia 15 de agosto, mas acabou não sendo feito porque a defesa de Gleyson alegou que ele havia surtado, tendo sido necessário interná-lo com urgência no Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado, em Natal.

Réu preso
O soldado Gleyson Araújo tem 37 anos. Está detido sob força de um mandado de prisão preventiva. Ele foi preso em flagrante no dia 14 de fevereiro de 2013, momentos após o crime. Atualmente, segundo a Polícia Militar, encontra-se detido no 4º Batalhão, na Zona Norte de Natal.

Banho de piscina
Mesmo preso, e com a defesa alegando que ele tinha problemas intelectuais, o soldado Gleyson Araújo conseguiu se divertir. Prova disso é que ele foi flagrado fora do quartel do qual não deveria sair, e acabou sendo filmado tomando banho de piscina em um condomínio de apartamentos na Zona Oeste de Natal (veja vídeo acima).

Em um mês e meio (mais precisamente entre os dias 15 de julho e 30 de agosto do ano passado), o soldado esteve 7 vezes no condomínio. É o que mostra o controle da portaria do residencial. Em razão das imagens, publicadas com exclusividade pelo G1, o comando da PM mandou abrir uma sindicância para apurar as responsabilidades de o soldado ter deixado ilegalmente as dependências do quartel. O processo ainda está em tramitação.

O assassinato
Vanessa Ricarda foi morta na madrugada de 14 de fevereiro de 2013 na cidade de Santo Antônio, distante 70 quilômetros de Natal. Funcionários do Motel Cactus, onde a advogada foi espancada, acionaram a guarnição depois que escutaram uma discussão do casal. “Eles ouviram a mulher gritando e nós fomos chamados”, contou o tenente Everthon Vinício, do 8º Batalhão da PM, à época do crime.

De acordo com a acusação, Gleyson Galvão ficou chateado com o fato de a advogada ter se recusado a fazer sexo com ele na frente de uma outra pessoa. "Assim, ele atacou a vítima de surpresa, desferindo pauladas em sua cabeça", relata a denúncia feita pelo Ministério Público. Ainda de acordo com o MP, "ficou evidenciado o motivo fútil, a utilização de meio cruel e a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima como qualificadoras do crime de homicídio".

O PM foi encontrado na área comum do prédio onde funciona o motel. Ele apresentava sinais de embriaguez e manchas de sangue pelo corpo.

Ao entrarem no quarto, os policiais encontraram a advogada desacordada e ensanguentada. “O rosto dela estava bastante desfigurado e os objetos do quarto revirados”, relatou o delegado Everaldo Fonseca.

O corpo de Vanessa Ricarda foi enterrado no cemitério público da comunidade de Santo Antônio da Cobra, na zona rural de Parelhas, na região Seridó.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.