Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Festas Juninas e Copa do Mundo exigem decoração segura e distante da rede elétrica

VNT INFORMATIVO - 24 JUN 2018
Reprodução/Cosern

A Copa do Mundo promete deixar o período do São João ainda mais animado. Em meio aos festejos tradicionais do Nordeste e as partidas da Seleção Brasileira, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, reforça o alerta de segurança no uso da energia elétrica – desde a decoração das residências até a realização das festas e comemorações nas ruas – como forma de prevenir acidentes. 

Manter distância da fiação elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia são dois cuidados indispensáveis. Da mesma forma, as fogueiras só devem ser montadas e acesas longe da rede de distribuição de energia.

A decoração de ruas e praças também exige atenção. A Cosern adverte para que nunca se utilize postes ou fios elétricos na instalação das tradicionais bandeirinhas ou qualquer outro enfeite. Mesmo pendurados distante dos fios elétricos, a recomendação é que os adereços sejam confeccionados com materiais isolantes para evitar que conduzam energia em eventual contato com a rede.

A Cosern ressalta que ligações provisórias de energia para arraiás, barracas de comidas típicas e de fogos de artifícios só devem ser executadas por profissionais da concessionária. Ligações clandestinas, além de colocar em risco a vida de pessoas, prejudicar o fornecimento e até acabar com as festas, é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

A montagem e instalação de barraquinhas, camarotes, arquibancadas e palcos deve respeitar a distância de segurança da rede elétrica. Para esses tipos de estruturas metálicas são exigidos aterramentos elétricos. A recomendação é que esses serviços somente sejam executados por empresas habilitadas.

Outro alerta importante da Cosern diz respeito aos riscos envolvidos na tradição de soltar balões. A brincadeira pode provocar incêndios ou acidentes graves se os balões caírem sobre redes de distribuição elétrica ou ainda sobre subestações de energia.

Nas residências, a Cosern também aponta cuidados. É sempre necessário evitar o uso de extensões e benjamins de forma permanente. Nunca se deve manusear equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado. A Cosern ressalta que todos esses equipamentos precisam estar devidamente aterrados.

Ainda dentro de casa, é importante respeitar os pontos de contato com a energia. Os bocais de lâmpadas, por exemplo, jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios.

Neste ano de Copa do Mundo, é ainda importante respeitar as distâncias de segurança da rede elétrica durante o manuseio de antenas de TV.

Dicas de Segurança Cosern 
* Não solte fogos ou acenda fogueiras próximas à rede elétrica;
* Cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua. Elas devem ficar distantes da fiação;
* Ligação clandestina é crime e coloca a vida de pessoas em perigo;
* Não monte arraiais próximo à rede de energia;
* Ligações provisórias para festas juninas e Copa do Mundo devem ser solicitadas à Cosern.
* Não solte balões. Eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações;
* Estruturas metálicas devem estar devidamente aterradas;
* Nunca manuseie equipamentos eletrônicos com o corpo molhado;
* Instalação ou reparo em antenas de TV devem ser feitos sempre por profissionais e longe da rede elétrica.
​​
Sobre a Cosern
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.