Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Justiça federal condena Flávio Rocha por injúria contra procuradora do Trabalho no RN

No VNT do G1 RN  - 12 JUL 2018
Empresário Flávio Rocha (Foto: Canindé Soares)
Empresário Flávio Rocha (Foto: Canindé Soares)
O empresário potiguar Flávio Rocha foi condenado a pagar R$ 153.700 por injúria e danos morais contra a procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva Mousinho, no exercício da função. As ofensas foram feitas nos dias 17, 18 e 22 de setembro de 2017, em publicações no perfil dele nas redes sociais. A sentença foi dada pelo juiz federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal no Rio Grande do Norte.

Em nota, o advogado de Flávio Rocha, Marcellus Ferreira Pinto, informou que vai recorrer da decisão no Tribunal Regional Federal.

O magistrado ainda inocentou o empresário das acusações de calúnia e coação. Na sentença, Walter Nunes analisou que o ambiente das redes sociais fomenta manifestações passionais e irrefletidas, criando embaraços nas relações pessoais. “Essa insatisfação, todavia, de maneira nenhuma pode, sob qualquer pretexto – mesmo quando irrogada no escopo de proteger o mercado de trabalho, pilar estruturante de uma sociedade capitalista e consectário da dignidade humana – sobrepor-se à honra do agente público, que ali atua estritamente no exercício de suas atribuições constitucionais”, escreveu.

O juiz ainda chamou a atenção para a licitude da livre manifestação nas redes sociais e observou que, no caso concreto, não verificou o crime de coação no curso do processo. “A atual conjuntura da política nacional, marcada pela polarização extremada, é prova maior dessa situação, pondo magistrados e membros do Ministério Público em evidência, não raras vezes inclusive com referência a aspectos de suas vidas privadas, mas que não necessariamente tipificam violência ou grave ameaça exigidas no tipo penal. A propósito, basta acessar as redes sociais ou abrir páginas de um jornal qualquer e se verá, quase que diariamente, notícias duras a respeito do Juiz Titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná, inclusive emanadas de autoridades públicas, mas que não caracterizam o crime de coação no curso do processo”, destacou.

O caso
Ileana Neiva e outros 9 procuradores do Trabalho ajuizaram, em 19 de maio, ação civil pública contra a empresa Guararapes Confecções S/A, da qual Flávio Rocha foi vice-presidente. Segundo nota enviada pela MPF, em 17 de setembro de 2017, no perfil que possui no Facebook, que tem mais de 24 mil seguidores, o empresário postou uma carta dirigida à procuradora a quem acusou ser autora de sistemática perseguição veiculada por denúncias infundadas à Delegacia do Trabalho, animadas exclusivamente por sentimento de ódio e para favorecer seus concorrentes.

Segundo a denúncia do MPF, utilizando outras redes sociais, o empresário chamou Ilena Neiva de “louca”, “perseguidora” e “exterminadora de empregos”, e chegou ainda a sugerir a retirada da procuradora.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.