Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Polícia diz que Globo enviou imagens de apuração sobre intolerância no 'BBB 19'

No VNT do G1 RN - 16 FEV 2019
Paula e Maycon estão envolvidos na confusão, mas só um é investigado preliminarmente Foto: reproduçao

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro já recebeu as imagens do "BIg Brother Brasil 19", como parte da investigação sobre intolerância religiosa dentro do programa. No programa de quinta-feira (14), ao vivo, Tiago Leifert confirmou a informação adianta pelo EXTRA com exclusividade, à tarde.

— Essas imagens foram enviadas para colaborar para o procedimento de investigação e estamos analisando os vídeos para entender qual foi o tom e o contexto da conversa. Alguns fatos que foram demandandos sobre essa história, que tem uma pessoa somente envolvida, eu não enxergo nenhum crime. A Decradi existe para proteger, mas prezamos a liberdade de expressão — declara o delegado Gilbert Stivanello.

A investigação preliminar na Decradi começou após Paula e Maycon a criticar religiões de matriz africana, que Rodrigo e Gabriela se identificam. Além do procedimento policial, o vereador e ex-secretário estadual de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes (MDB), notificou a distrital reforçando a necessidade do inquérito para investigar o caso.

— Se a Decradi não tomar providências, vamos fazer uma representação direta ao Ministério Público — adianta o vereador, reconhecido militante pela tolerância religiosa.

O vereador faz uma ponderação e afirma que, assim como os participantes do "BBB 19", muitas pessoas não se dão conta da gravidade do que estão falando. Mas, de qualquer maneira, ressalta ele, é preciso esses atos tenham consequências legais.

— Pode ser um simples comentário, mas que perpetua o preconceito. É importante reforçar o papel institucional da Decradi, mas vamos acompanhar o caso. Se começar a denunciar, as pessoas vão praticar menos crimes como esse.

Para o professor de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pastor presbiteriano, Alexandre Marques, os comentários podem ser considerados discriminatórios.

— Qual o significado de Jesus numa fala dessas? Com certeza não é o Jesus bíblico. Não é necessário criar concorrência e muito menos criar demonizações para enaltecer Jesus — afirma o professor e religioso ao O GLOBO, que acrescenta: — São frases racistas. Se eles fossem brancos, de olho claro e adeptos do budismo, que também invoca antepassados, duvido que tivessem feito essa relação.

Rodrigo França, segundo parentes, é budista, mas foi criado em uma família iniciada no candomblé, e costuma explicar a religião de matriz africana a outros participantes. Para o babalaô Ivanir do Santos, esse tipo de episódio não pode ser deixado de lado.

— O fato de estarem participando de um reality show não os isenta de responder por falas racistas. Cabe ao Ministério Público abrir uma ação civil de forma imediata. Tem uma particularidade no Brasil de as pessoas acharem que racismo é brincadeira. Mas não é. É ofensa — critica ele, também em entrevista ao O GLOBO.

Para Sonia Maria Giscomini, professora de Sociologia do Instituto Universitário de Pesquisas do RJ, o preconceito com religiões de matriz africana é histórico:

— Isso se deve ao fato de serem religiões ligadas originalmente aos subordinados, aos pobres, aos destituídos de poder. Esse episódio do programa reflete algo que está fora dele.


Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.