Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Histórico! Com título nos 1500m, Brasil estabelece novo recorde de ouros em uma edição de Pan

No VNT do G1 RN - 11 AGO 2019
Guilherme Costa com o ouro no Pan de Lima — Foto: Sergio Moraes/Reuters

Coube à natação dar ao Brasil a 53ª medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, o que selou um recorde histórico para o país nos 68 anos do megaevento continental. O marco veio com o triunfo de Guilherme Costa, de 20 anos, nos 1.500m livre na noite deste sábado, no último de disputas no centro aquático na capital peruana. Além do título do fundista, os nadadores ainda conseguiram duas pratas (4x100m medley masculino e Caio Pumputis, nos 200m medley) e dois bronzes (4x100m medley feminino e Leonardo Santos, também nos 200m medley).


- Eu queria muito nadar bem aqui, porque errei algumas coisas no Mundial [de Gwangju, em julho]. E eu fiquei muito feliz de saber que consegui a medalha de ouro que bateu o recorde do Rio - disse o responsável pela nova marca.

Costa, mais conhecido como Cachorrão, venceu com a marca de 15min09s93. O americano Nicholas Sweetser foi o segundo e levou a prata (15min14s24) e o mexicano Ricardo Jacobo capturou o bronze (15min14s99). Diogo Villarinho ficou na sexta posição (15min26s94).

Curiosamente, a medalha de Cachorrão nos 1.500m livre foi a primeira que o Brasil ganhou desde 1951, ano de estreia dos Jogos Pan-Americanos. Naquela edição, em Buenos Aires, Tetsuo Okamoto foi o campeão da prova.

Até o 53º ouro garantido pelo nadador, o maior número de láureas douradas obtido pela delegação nacional havia sido na edição de 2007, ocorrida no Rio de Janeiro (52).

A natação foi justamente o esporte que mais conseguiu ouros em Lima até a noite deste sábado: 10. Depois, vêm atletismo (6), vela (5), ginástica artística (4), canoagem slalom (4), judô (4) e surfe, hipismo, taekwondo, triatlo, e tênis de mesa (todos estes com dois), entre outros.

Com a prata por equipes no tênis de mesa mais cedo neste sábado, o Brasil havia superado a melhor campanha de sua história em Pan, também selada nos Jogos do Rio, em 2007.

Neste domingo, os brasileiros têm ainda mais chances de conquistas de ouro. As maiores possibilidades estão no judô, tiro com arco e karatê. No Pan do Rio, foi distribuído um total de 1076 medalhas em 47 modalidades. Em Lima, esse número aumentou, e a quantidade de esportes cresceu para 52, com 417 competições dando medalhas.

Guilherme Costa com o ouro no Pan de Lima — Foto: Sergio Moraes/Reuters
Guilherme Costa com o ouro no Pan de Lima — Foto: Sergio Moraes/Reuters
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.