Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Dia D da vacinação contra raiva em animais acontece no sábado (28) no RN

No VNT do G1 RN - 25 SET 2019
Segunda etapa da vacinação antirrábica — Foto: Prefeitura de Caruaru/Divulgação

O Rio Grande do Norte realiza neste sábado (28) o Dia D da campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é de vacinar, em 2019, 469.591 animais, sendo 337.702 cachorros e 131.889 felinos. A campanha teve início em 19 de agosto e vai até 18 de outubro.

Em razão de um feriado municipal, Mossoró, no Oeste, será a única cidade potiguar que vai realizar o Dia D em outra data: 19 de outubro.

Na Grande Natal, postos de vacinação vão funcionar das 8h às 17h. Para os municípios do interior, a população pode obter informações sobre os locais de vacinação, que estarão abertos diretamente nas secretarias de saúde de cada cidade.

Em agosto, o Ministério da Saúde comunicou à Sesap que o número de doses da vacina antirrábica (VARC) solicitadas pelo Programa Estadual de Controle da Raiva foi reduzido de 800 mil para 500 mil. Em todo o país, o envio de vacinas foi restrito a nove estados.

Segundo a Secretaria de Saúde, as doses enviadas ao Rio Grande do Norte atenderão a 59 municípios prioritários selecionados pela Sesap a partir de critérios orientados pela Coordenação Nacional do Programa de Controle da Raiva do MS. Ou seja, cidades com registro de raiva animal nos últimos três anos em, ao menos, um dos seguintes animais: cão, raposa ou morcego.


Outro critério adotado para escolha dos municípios é que eles tenham percentual de cobertura vacinal canina e/ou felina menor ou igual a 65% na última campanha.

Em 2019 o Rio Grande do Norte já registrou casos positivos de raiva em 69 animais, sendo 61 morcegos, 4 raposas, 2 bois, 1 égua e 1 cão. As listas de Postos de Vacinação abertos no Dia D na Grande Natal e a lista dos 59 municípios selecionados para campanha de vacinação antirrábica no RN em 2019 estão disponíveis no site da Sesap.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.