Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Número de casos de sarampo em investigação aumenta para 33 no RN

No VNT do G1 RN - 20 SET 2019
Casos suspeitos aumentaram — Foto: Prefeitura Engenheiro Coelho/Divulgação

O número de casos de sarampo em investigação aumentou para 33 no Rio Grande do Norte. Os casos confirmados, no entanto, não tiveram aumento e seguem em 4. Os novos dados estão no Boletim Epidemiológico que foi divulgado nesta sexta-feira (20) pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O boletim é referente a análise dos casos até o dia 14 de setembro.

No boletim passado, divulgado no dia 12 de setembro, a Sesap apontava os mesmos quatro casos confirmados no novo relatório, mas destacava que outros 29 casos estavam em investigação - quatro a menos que no novo boletim.

Dos 33 casos em investigação, a maioria está na 7ª região de saúde, que corresponde à região Metropolitana de Natal e na 4ª região de saúde, que é a região do Seridó, segundo a Sesap. O município com mais casos em investigação é Currais Novos, aponta a secretaria.

A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica Alessandra Lucchesi explicou que para confirmar um caso de sarampo a Sesap leva em consideração os aspectos clínicos, epidemiológicos e os exames laboratoriais. “Nós testamos os exames tanto para sarampo quanto para outros vírus, o que nós chamamos de exames diferenciais. E os exames que, no primeiro momento, dão como reagentes para sarampo, a amostra é enviada para o laboratório de referência para ser feito o isolamento viral”, explicou.

Histórico
Até o momento, são quatro casos registrados de sarampo no estado. O primeiro foi de um homem de 54 anos que teve um histórico de viagem a São Paulo. Os outros confirmados foram de uma criança de 6 anos, do sexo masculino, no município de Macaíba, uma criança de 1 ano e 6 meses, em Tibau do Sul, e o quarto caso foi de uma paciente de 19 anos de Extremoz.

Dose zero
Em agosto, o Ministério da Saúde recomendou a aplicação da dose zero e tríplice viral para todas as crianças de seis meses até 1 ano. O objetivo é intensificar a vacinação nesse público-alvo da doença, que é mais suscetível a casos graves.

A Sesap reforça que a chamada dose zero não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral mais varicela.

Quem deve se vacinar
Bebês de 6 meses a 1 ano incompletos devem tomar a “dose zero”, que é extra. Ao completar 12 meses, devem tomar normalmente uma dose da tríplice viral. Aos 15 meses, devem tomar uma dose da tetravalente.

Pessoas de 12 meses a 29 anos de idade devem ter duas doses da tríplice viral comprovadas. Se não está marcada na carteirinha ou não se lembra, deve procurar uma UBS e regularizar a situação;
Adultos de 30 a 59 anos devem ter pelo menos 1 dose da tríplice viral;
Adultos com mais de 60 anos não precisam se vacinar, por já terem tido contato com a doença no passado.
Sarampo tabela — Foto: Arte/G1
Sarampo tabela — Foto: Arte/G1

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.