Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Festival de Cinema de Baia Formosa, no Litoral Sul potiguar abre inscrições de curtas

No VNT do G1 RN - 10 OUT 2019
Em 2019, Finc acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro. Evento acontece na praia de Baia Formosa. — Foto: Divulgação/Finc

A 10ª edição do Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa, que vai acontecer nos dias 29 e 30 de novembro de 2019, abriu inscrições de filmes, que podem participar gratuitamente em três categorias. O vencedor da categoria de curtas de 1 minuto vai ganhar uma viagem de 10 dias, com tudo pago para a cidade de Cracóvia, na Polônia.

Os participantes podem participar através do site do evento (clique aqui) e submeter seus filmes em três categorias: Curtas de 1 Minuto, Pérolas do RN e Curtas Potiguares. O evento vai acontecer no Mirante da praia de Baía Formosa, no Litoral Sul potiguar.

Neste ano, o Finc apresenta como tema central os “Bons Ventos”, para que os produtores contem ao mundo suas idéias no Festival de Curtas de 1 minuto. Como nas edições anteriores, o tema é o mote para a produção dos curtas dessa categoria. A participação é livre ao público do Rio Grande do Norte e de outros estados, não precisando ter experiência na área de audiovisual. Na edição 2018, o Festival recebeu mais de 80 filmes de todo o país.

Além da mostra de 1 Minuto, o festival conta ainda com mais dois concursos fixos. Na categoria “Pérolas do RN”, os participantes devem inscrever curtas de 1 minuto que evidenciem as belezas naturais e peculiaridades do Rio Grande do Norte. Na categoria Curtas Potiguares, os interessados devem ser do Rio Grande do Norte e inscrever filmes com temas livres, com duração de no máximo 15 minutos. As inscrições seguem até o dia 31 de outubro no site oficial do evento.

Depois, os filmes serão avaliados e exibidos no festival que ocorre entre os dias 29 e 30 de novembro. Além das amostras, o evento conta com apresentações culturais, atividades esportivas e ações sociais.

O Finc existe desde 2010 e é realizado na paradisíaca praia de Baía Formosa. Desde a primeira edição, são apresentadas produções locais. O destaque deste ano deve ser, mais uma vez, o concurso de curtas-metragens com duração máxima de 1 minuto, no qual, o vencedor terá seu filme exibido no Festival Netia Off Camera, um dos maiores festivais de cinema independente da Europa, com direito a passagem, hospedagem e alimentação durante o evento, além de workshops na cidade da Cracóvia (Polônia).

O ganhador Também participará de um city tour pela cidade com visita a pontos turísticos. Estão inclusos ainda uma visita à fábrica de Schindler e ao Campo de Concentração de Auschwitz, construído pelos nazistas alemães na Polônia.

Premiação
O vencedor do concurso curta de 1 Minuto ganha uma viagem de 10 dias com tudo pago para a Cracóvia (Polônia) e a participação no Mastercard Off Camera - um dos maiores festivais de cinema independente da Europa. Durante a estadia, terá direito a participar de workshops de cinema e a um tour pelos principais pontos turísticos e históricos da cidade acompanhado por um guia. Os dez primeiros filmes colocados nessa categoria também serão exibidos no Off Camera.

Já o vencedor na categoria Pérolas do RN vai ganhar uma viagem para qualquer lugar do Brasil, exceto Fernando de Noronha; o segundo lugar vai receber como prêmio, um passeio de buggy nas dunas de Genipabu, na cidade de Extremoz/RN. Já o filme vencedor da Mostra Curta Potiguares também será exibido no festival Mastercar Off Camera, na Cracóvia (Polônia).

O FINC - Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa -, é uma realização da GREMI Film e The Sckaff Movie and Pictures, Projets. O Festival também conta com apoio da Secretaria de Turismo – SETUR e projeto Eco Estrela.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.