Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Manchas de óleo são encontradas nos parrachos de Maracajaú, no RN

No VNT do G1 RN - 09 OUT 2019
Foto de arquivo mostra atividade turística nos parrachos de Maracajaú. Segundo secretário, manchas de óleo foram achadas na região. — Foto: Canindé Soares

Um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, os parrachos de Maracajaú foram afetados pelas manchas de óleo que aparecem desde setembro no litoral nordestino. A informação foi confirmada pelo secretário de Meio Ambiente de Maxaranguape - município onde os parrachos estão localizados - Flávio Farias.

"Nós temos dados registrados pelo pessoal do programa de monitoramento ambiental que existe sim o óleo nos parrachos de Maracajaú. É uma preocupação e foge um pouco da nossa perspectiva de limpeza. Está lá dentro dos parrachos, dentro da água, então a gente tem que estudar como pode ser feito algum tipo de ação para minimizar esse impacto nos parrachos também", afirmou o secretário.

O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste até agora
De acordo com ele, a presença do óleo não atrapalhou os passeios turísticos da região e a quantidade do óleo encontrada pela equipe desde a semana passada é pequena, mas a situação gera preocupação. O Rio Grande do Norte é o estado com maior número de áreas afetadas: são pelo menos 43, segundo levantamento do Ibama. Veja a lista de praias afetadas.

"Com certeza, o óleo que chegou à praia passou por lá", lembra. Os parrachos ficam na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, e a região é denominada como o 'Caribe brasileiro'.


Segundo Flávio Farias, o município quer um maior diálogo com os órgãos estaduais e federais para buscar alternativas para a limpeza da região, porque não tem condições de disponibilizar pessoal e equipamentos para fazer a limpeza das praias e dos parrachos.

Até agora, a prefeitura fez quatro ações de limpeza, disponibilizando quatro servidores para fazer a coleta de óleo de forma manual, usando espátulas. Cerca de 100 litros, de uma mistura de óleo e areia, estão armazenados em uma bombona de plástico da prefeitura, mas o volume ainda é muito pequeno comparado ao que ainda está nas praias, conforme explica.

"Nessas quatro campanhas a gente não conseguiu nem finalizar a praia de Barra de Maxaranguape e ainda precisamos estender à praia de Caraúbas, onde a gente tem a preocupação com a desova de tartarugas marinhas, e à praia de Maracajaú, onde estão os parrachos. Se continuar assim, vai ser uma coisa muito demorada e a gente vê que a cada dia aparece mais óleo, se envolve com a areia, fica em cima das pedras, dos recifes", conta.

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.