Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Prefeitura de Santo Antônio, RN implanta projeto Abrace Vidas

No VNT do MPRN - 02 OUT 2019
Projeto é desenvolvido pelo MPRN desde 2014

O Município de Santo Antônio implantou oficialmente o serviço de Família Acolhedora, objeto do projeto Abrace Vidas desenvolvido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude (CaopIJ). O objetivo do serviço é acolher temporariamente crianças ou adolescentes afastados por medida de proteção da família de origem, em razão de violação de direitos.

A solenidade de lançamento aconteceu no dia 27 de setembro de 2019 no Centro de Convivência dos Idosos (CCI). Na ocasião, a promotora de Justiça Ana Patrícia Duarte fez uma palestra sobre a importância do serviço na comarca para proteção das crianças ou adolescentes. No final, a coordenadora do serviço Adriana Cândido apresentou as etapas já realizadas pela equipe técnica até o momento do lançamento, como também os próximos objetivos como o cadastramento das famílias interessadas, a seleção, capacitação, além da mobilização da população de Santo Antônio.

O acolhimento de criança ou adolescente no seio da família acolhedora é mais salutar para os envolvidos em detrimento do acolhimento institucional (abrigos), razão pela qual, desde 2014, o CaopIJ procura estimular sua implantação nos municípios, através do Projeto Abrace Vidas.

O acolhimento familiar é provisório e todo o processo de acolhimento e reintegração familiar será acompanhado pela equipe técnica do serviço, composta pela coordenadora, Adriana Cândido, o psicólogo Jeronildo Jeronimo e um assistente social, Flavio Luiz.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora consiste em preparar as famílias para receberem crianças/adolescentes em situação de risco, dando muito amor e carinho, enquanto acontece a preparação das famílias de origem para o retorno da criança ou adolescente.

Para ser uma Família Acolhedora, os interessados devem ter entre 21 a 65 anos de idade, residir em um dos municípios da comarca de Santo Antônio, por pelo menos um ano, ter boas condições de saúde física e mental, disponibilidade de tempo e capacidade de dar afeto, carinho, amor aos acolhidos, além de não possuir registro de antecedentes criminais.

As famílias podem se inscrever diretamente nos CRAS de cada município e também na sede do serviço Família Acolhedora, no anexo do prédio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas) em Santo Antônio. A equipe técnica do serviço entrará em contato com os interessados para as próximas etapas do processo.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.