Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Inframerica garante funcionamento do Aeroporto de Natal até que nova empresa assuma administração

No VNT do G1RN - 06 MAR 2020
Aeroporto de Natal foi inaugurado em 2014. — Foto: Wendell Jeferson

A decisão da Inframerica de devolver a administração do Aeroporto Internacional Aluízio Alves ao governo federal foi oficialmente comunicada à governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, em reunião nesta quinta-feira (5).

No encontro, a operadora disse ainda que irá garantir o funcionamento normal do terminal, sem prejuízos aos serviços e funcionário, até que uma nova empresa assuma o controle, após relicitação. Isso significa que os pousos e decolagens estão mantidas no terminal localizado em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal.

Segundo Jean Dedjeian, vice-presidente da Inframerica, os prejuízos que o grupo vem registrando por causa de questões contratuais que não podem ser alteradas devido ao Marco Regulatório da Aviação Civil pesaram para a decisão. Ainda de acordo com o representante da empresa, os estudos de projeções de embarque e desembarque feitos no período da concessão, em 2011, não se consolidaram.

Em nota, o Executivo estadual lamentou a decisão: "O Estado não tem gerenciamento sobre o transporte aeroviário, competência exclusiva da União. Entretanto o Governo do Estado, preocupado com a questão econômica, vai se reunir no início da próxima semana com o Ministério da Infraestrutura e a Anac para tratar do assunto".

Contrato de concessão iria até 2040

O Aeroporto Internacional de Natal é o primeiro terminal aéreo cedido à iniciativa privada. O leilão ocorreu em 2011 e foi vencido pelo Consórcio Inframerica Aeroportos. A concessão teve início em 24 de janeiro de 2012 com duração de 28 anos. O grupo argentino assumiu as obras e inaugurou o terminal aéreo em 2014.

As projeções da Inframerica era de que o terminal movimentasse 4,3 milhões de passageiros por ano, o que não se confirmou na prática: em 2019, o fluxo registrado foi de 2,3 milhões de pessoas. A diferença entre expectativa e realidade na procura pelo aeroporto foi uma das principais motivações para a devolução.

O novo aeroporto, que está localizado a 33 quilômetros do centro de Natal, só bateu o número de passageiros do último ano de operação do Augusto Severo, em Parnamirim, duas vezes: em 2015 e 2018.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.