Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Governo pagará luz de consumidores com baixa renda

Da CNN Brasil - 09 ABR 2020
Custos de MP serão arcados pelo Tesouro Nacional - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (8), uma medida provisória (MP) que isenta consumidores de baixa renda de pagar contas de luz durante três meses, pelo período que vai de 1º de abril a 30 de junho.

O desconto de 100% do tributo será concedido a residências que consomem até 220 kWh e estejam incluídas na Tarifa Social, que atende integrantes do Cadastro Único e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC.

O aporte às contas de luz é mais uma medida para reduzir os impactos econômicos e sociais da crise do novo coronavírus (COVID-19). Os custos serão arcados pelo Tesouro Nacional, que destinará R$ 900 milhões para essa finalidade - repasse autorizado por outra Medida Provisória. 

Por se tratar de uma medida provisória, a operação passa a valer a partir de sua publicação, mas precisa ser aprovada pelo Congresso para vigorar em definitivo. Habitualmente, MPs têm o prazo de 120 dias para tramitar, mas, por conta do estado de calamidade pública durante a crise da COVID-19, foram determinados novos ritos que encurtam esse período para 16 dias. 

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.