Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

TRE-RN simula dia da votação com medidas de segurança contra Covid-19

 Do G1RN - 22 OUT 2020

Simulação foi feita pelo TRE-RN nesta quinta-feira (22) — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou nesta quinta-feira (22) uma simulação de como será a votação das eleições de 2020, que acontece no próximo dia 15 de novembro.

Foi apresentado durante a demonstração que cada seção eleitoral vai receber um eleitor por vez e que ele deve obedecer os protocolos de biossegurança contra o coronavírus, como uso de máscaras, de álcool 70% na entrada do local de votação, e distanciamento dos mesários o tempo todo.

Funciona Assim: como será a votação na pandemia

O eleitor, portanto, vai apresentar o documento à distância - pode ser o físico ou a tela do celular pelo aplicativo E-título. Será necessário assinar o caderno de votação e o próximo passo é seguir para a urna. O eleitor também a caneta para a assinatura como forma de evitar contato com o material da seção.

Segundo o TRE, não vai haver sistema biométrico e não será necessária a retirada do comprovante após o voto - fica a critério do eleitor. O mesmo protocolo será adotado para as 6.512 seções eleitorais.

"Nós vamos ter uma hora a mais de votação. É uma eleição bastante simples, com dois cargos apenas: prefeito e vereador. O sistema biométrico foi suspenso esse ano, o que poderia vir a ser uma fonte de contaminação e também, pela própria pandemia, nós prevemos que haverá um numero maior de abstenções", disse Marcos Maia, secretário de tecnologia da informação do TRE.

Além disso, os cerca de 35 mil colaboradores - entre mesários, funcionários e auxiliares de limpeza - que foram convocados para o dia da votação em todo o Rio Grande do Norte vão usar máscaras e protetores faciais por segurança.

"Esse é um exemplo do trabalho que nós vamos fazer no dia da eleição. É para mostrar a população em geral que nós teremos segurança, não somente aquela de ordem pública, mas especialmente a segurança sanitária", disse Gilson Barbosa, desembargador do TRE.

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.