Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Prefeito, vice e vereadores de Várzea, RN tomam posse nesta sexta (1º); veja lista de eleitos

Do G1 - 01 JAN 2021
Prefeito, vice e vereadores de Várzea, RN tomam posse nesta sexta (1º)


O novo prefeito de Várzea, Pedro Sales Belo da Silva (MDB), toma posse nesta sexta-feira (1º). Além dele, 9 vereadores assumem o cargo às 20 horas no Auditório da Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

O prefeito Pedro Sales Belo da Silva tem 60 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem ensino médio completo. Já a vice Dra Elizabeth (Elizabeth Crhistine Amancio da Silva Ribeiro), do PSD, tem 57 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de farmacêutica e tem superior completo.

O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em 15 de novembro de 2020. A maior bancada da Câmara será do MDB, com 7 vereadores.

Cabe à prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Os vereadores de Várzea vão representar 5.515 habitantes. A cidade potiguar tem um PIB de R$ 4.181.183,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,626, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Veja quem são os vereadores eleitos:

Mayara, do Solidariedade, tem 31 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de servidora público municipal e tem ensino médio completo. 

André, do Solidariedade, tem 39 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de auxiliar de escritório e tem ensino médio completo. 

Paulo Freire, do MDB, tem 57 anos, é divorciado e tem ensino fundamental incompleto. 

Eberval Florencio, do MDB, tem 50 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de servidor público municipal e tem ensino médio completo. 

Allyson Medeiros, do MDB, tem 30 anos, é solteiro e tem ensino médio completo. 

Telma Régia, do MDB, tem 53 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de servidora público estadual e tem ensino médio completo. 

Tãozinho, do MDB, tem 66 anos, é divorciado, declara ao TSE a ocupação de técnico de laboratório e raios x e tem ensino médio completo. 

Arimatéia Ou Ari, do MDB, tem 55 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de auxiliar de escritório e tem superior completo. 

Terezinha Tomaz, do MDB, tem 57 anos, é casada e tem superior completo. 

Veja o número de vereadores por partido

MDB: 7

Solidariedade: 2

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.