Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

RN completa um mês de vacinação contra Covid-19 com 2,3% da população imunizada

Do G1RN - 23 FEV 2021
Voluntária para vacinação contra Covid-19 em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


No dia 19 de janeiro, a técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira de Oliveira, de 57 anos, recebia a primeira vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte. Na sexta-feira (19), a campanha completou um mês no estado e imunizou 2,3% da população.

Ao todo, 81.474 pessoas receberam pelo menos uma das doses da vacina no estado durante esse primeiro mês. Foram aplicadas, ao todo, 99.749 vacinas, sendo 80.745 de primeira dose e 19.004 de segunda dose.

Os dados são atualizados no Mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil, do G1, e colhidos com as secretarias de saúde dos estados. No RN, os dados podem ser consultados através da plataforma RN+ Vacina. Os dados desta matéria foram atualizados até às 8h deste sábado (20).

O RN+ Vacina aponta Natal como a cidade que mais aplicou vacinas: 30.267 doses. Mossoró, na Região Oeste, está logo atrás no ranking, com 11.473 doses, e é seguida por Parnamirim, na Região Metropolitana, com 7.877.

Entre as doses distribuídas pelos 167 municípios do Rio Grande do Norte, o Mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil mostra que 87,45% delas já foram aplicadas.

A primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte foi a técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira de Oliveira, de 57 anos — Foto: Alexandre Lago/Cedida


Avanço das fases

O Rio Grande do Norte iniciou a vacinação pelos profissionais da linha de frente contra a Covid-19 e idosos institucionalizados. Depois, avançou para outros trabalhadores da saúde e outros profissionais das unidades de saúde.

Recentemente, alguns municípios potiguares começaram a vacinação de idosos acamados e outros já avançam para a vacinação em idosos de 90 anos ou mais, seguindo a recomendação da Sesap.

A capital Natal, por exemplo, vai iniciar a vacinação neste público a partir da próxima segunda-feira (22). O município já encerrou a aplicação da segunda dose da CoronaVac nos profissionais da saúde da linha de frente.

O cronograma da Secretaria de Saúde do RN prevê que, caso os municípios ainda tenham doses remanescentes das vacinas, o próximo grupo a ser imunizado é o de idosos entre 85 a 89 anos.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o RN recebeu até o momento 175.340 doses de vacinas, entre Coronavac (143.840) e Vacina de Oxford/AstraZeneca (31.500). O lote mais recente foi recebido no dia 7 de fevereiro. O estado aguarda novo envio do governo federal.

Dose de vacina contra o coronavírus, em Limeira — Foto: Eduardo Zanzirolamo/ Prefeitura de Limeira


Denúncias

Na última atualização divulgada à imprensa, em 11 de fevereiro, o Ministério Público do Rio Grande do Norte informou que registrou pelo menos 650 denúncias de fura-fila na vacinação contra a Covid-19 no estado.

Segundo o órgão, as denúncias estão sendo analisadas criteriosamente para, só após, serem encaminhadas para os órgãos de controle, notadamente as Promotorias de Justiça.

Para evitar que haja essa prática ilegal, o MP tem expedido recomendações para que os municípios observem os planos de vacinação.

As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque Denúncia 127, pelo WhatsApp (84) 98863-4585 ou pelo e-mail disque.denuncia@mprn.mp.br. No WhatsApp, são aceitos textos, fotos, áudios e vídeos que possam comprovar as informações oferecidas.

Promotor do Ministério Público do RN acompanha vacinação contra Covid-19 em Natal. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Problemas na vacinação

Entre as polêmicas envolvidas neste primeiro mês esteve a vacinação dos educadores físicos no município de Parnamirim. O município alegou que esses profissionais constavam como trabalhadores da saúde em nota técnica do Ministério da Saúde. O governo do RN se posicionou e recomendou a vacinação em idosos acamados naquela etapa, o que foi acatado pelo município.

Outro problema foi a vacinação de uma fisioterapeuta e uma dentista que receberam doses diferentes dos imunizantes. Nos dois casos, a primeira dose foi a da AstraZeneca/Oxford e a segunda da CoronaVac. As duas haviam sido informadas que tinham tomado as doses de CoronaVac na primeira imunização. Elas estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Saúde de Natal.

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.