Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Três tartarugas são encontradas mortas na Praia de Búzios em Nísia Floresta, no RN

Do G1RN - 04 OUT 2021
Três tartarugas são encontradas mortas em praia no litoral Sul do RN — Foto: Divulgação/PCCB-UERN

Três tartarugas-verdes foram encontradas mortas na manhã desta segunda-feira (4) na Praia de Búzios, em Nísia Floresta, no litoral Sul do RN. O Projeto Cetáceos da Costa Branca, da UERN, foi acionado pela comunidade e por banhistas.

Uma equipe formada por biólogos e veterinários que foi até o local encontrou o primeiro animal, de 84,5 cm de comprimento, em avançado estado de decomposição. No segundo, de 52 cm, foram identificados 4 tumores causados por uma doença comum em tartarugas da espécie, chamados fibropapilomas.

A terceira tartaruga tinha 97 cm de comprimento e foi encontrada com marcas de interação antrópica - ações realizadas pelo homem, como uso de redes de pesca ou objetos cortantes. Além disso, o animal possuía a nadadeira anterior direita amputada e totalmente cicatrizada. O estômago e intestino do animal estavam repletos de alimento indicando que se tratava de um adulto saudável.

De acordo com o Projeto Cetáceos, a tartaruga-verde possui distribuição em mares tropicais e subtropicais, próximo à costa continental e em torno de ilhas, considerada rara em águas temperadas, sendo uma espécie que apresenta hábitos mais costeiros, utilizando até estuários de rios e lagos.

Nos primeiros anos de vida, a espécie habita águas pelágicas e apresenta dieta onívora, com tendência carnívora. Na fase juvenil pós-pelágica e na fase adulta, habita áreas neríticas associadas a bancos de fanerógamas submersas e algas e tornam-se herbívoras, ingerindo macroalgas e fanerógamas.

A região da Bacia Potiguar se configura como uma importante área de ocorrência e alimentação de tartarugas-verde, sendo a espécie com maior número de registros de encalhe na região. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o status de conservação da tartaruga-verde é considerado “em perigo''.

O telefone para resgate de animais marinhos, vivos e mortos, encontrados encalhados em Areia Branca ou no litoral Setentrional/Norte do RN é (84) 98843-4621. Já para os animais encontrados em Natal ou no litoral Oriental/Sul, o número é o (84) 99943-0058.

G1RN

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.