Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Trilhas Potiguares planeja ações em Passagem, RN

Da UFRN – AGECOM - 25 MAI 2022
Trilhas Potiguares planeja ações em Passagem, RN - 

Educação, meio ambiente e esporte, esses serão os temas principais das ações do Programa Trilhas Potiguares no município de Passagem, localizado no Agreste potiguar. Em março, a coordenação do projeto de extensão Trilhas Potiguares 2022 – Passagem, vinculado ao Trilhas, realizou o diagnóstico no município. O próximo passo é enviar para prefeitura do município uma lista dos materiais necessários para realizar as atividades planejadas. O momento foi essencial para analisar as principais necessidades da população, estimada em  3.114  habitantes, e permitir o planejamento para a semana de ações do programa no mês de julho. 

Correspondendo a quase metade da população de Passagem. Aliado a isso, Viviane Campos, coordenadora do projeto no município, observa que outro objetivo é possibilitar a continuidade das ações por meio de agentes multiplicadores, uma vez que elas são pensadas para que as pessoas  tenham condições de avançar a partir do que foi realizado juntos aos alunos, sejam elas do Trilhas ou não. 

Na busca pela concretização dos impactos almejados, a iniciativa reúne 13 alunos dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Farmácia, Gestão de Políticas Públicas, Biblioteconomia, Direito, Comunicação Social, Química, Dança, C&T, Publicidade e Teatro. Vinculados ao Campus Natal, os estudantes já participaram de dois encontros presenciais do Programa, um voltado ao planejamento e outro para distribuição das atividades.  A divisão considerou, além da graduação, as habilidades apresentadas pelo grupo, com o intuito de articular a execução das demandas à afinidade demonstrada por cada discente. 

Em relação aos espaços de execução, estão programadas atividades no âmbito da assistência social, nas escolas, na praça da cidade e no prédio da prefeitura de Passagem. “Estamos planejando desenvolver atividades que estejam em consonância com as demandas que nos foram passadas pelos profissionais da prefeitura de Passagem, de uma maneira geral, o formato das atividades serão de oficinas, entendendo que nosso trabalho com o Trilhas envolve uma perspectiva educacional e de possibilidades de encontros de saberes”,  esclarece Julyana Vilar de França Manguinho, também coordenadora do projeto. 

Entre os trabalhos pensados para o projeto está o desenvolvimento e organização de novas modalidades esportivas, dada a presença de atletas do município como representantes em torneios estaduais. O intuito é fornecer à população novos esportes que possibilitem a formação de times  para competir em eventos das esferas estadual e municipal. Fora do eixo esportivo, estão iniciativas com o uso de materiais reciclados, construção de hortas, capacitação para profissionais da biblioteca e oficinas voltadas às mulheres empreendedoras que prestam serviços ou já possuem um negócio de pequeno porte. 

O Secretário de Administração e Planejamento, Sávio Barreto, lembra que Passagem já recebeu o Trilhas em 2019, tendo-o como um grande acontecimento no município. O prefeito Juninho Fagundes determinou que a gestão desse toda a atenção possível, assegurando boa infraestrutura de hospedagem e alimentação para receber os coordenadores e estudantes do Programa. “Tendo em vista que a comunidade universitária interage com a população do município, trazendo conhecimento de diversas áreas, por meio de oficinas e outras atividades, pretendemos aproveitar para alavancar ações que deem frutos para o municípios. Já temos uma importante facção textil, então, existem outras áreas que podem fomentar o desenvolvimento do município, como o artesanato, as artes e outras potencialidades”, completa o Secretário.

Trilhas Potiguares

O Trilhas Potiguares consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com até 15 mil habitantes. Coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a ação em cada município participante constitui um Projeto de Extensão e o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares. Em 2022, as atividades acontecem em 10 municípios: Poço Branco, Monte das Gameleiras, Lagoa d’Anta, Passagem, Serra Negra do Norte, Campo Grande, Lagoa Salgada, Tibau do Sul, Patu, Umarizal e Campo Grande no período entre 31 de julho e 7 de agosto.

Boletim produzido pela Agência de Comunicação da UFRN – AGECOM

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.