(Homenagem de adeus ao Seu Nezinho Anacleto - 07/07/10)
Autor: João Ludugero
O sol da minha Várzea
hoje nasceu morno, manso e triste
a anunciar a partida
de Seu Nezinho Anacleto,
o pai do Joca, do Quincas
da Joana D'arc e da professora Vilma
e avô do João Victor e do Tomazinho
Sol mole, preguiçoso,
abre um olho na estação da vida
nuvens esfiapadas no céu
prenúncio da saudade,
que já toma seu lugar
nuvem de lágrima caindo
a se debulhar na casa de dona Suli
O adeus se derrama pelo chão
sedento daqueles passos de 88anos,
que cobriam o vazio que ora fica nesse chão.
Os dias vão passar.
Sua história de vida ficará nessa terra
de madrinha Joaninha Mulato,
a conceber memórias de eternas raízes
Os dias vão passar.
E neles permanecerá sua lembrança viva,
no peito dos que te amarão pra sempre.
O barco levando seu comandante Nezinho,
que iluminadamente 
acha-se repleto de paz
num reino de muita luz 
E o comadante está lá 
feliz ao lado do Pai, e diz:
Sigam, meus filhos, vivam suas vidas,
Vamos em frente,
que um dia nos encontraremos!
O barco vai, segue seu destino,
um reino de intensa luminosidade
e o comandante Nezinho, 
lá se foi encontrar com Deus, 
e o barco desaparece além do céu varzeano, 
desaparece a vela.
o comandante, não, este nunca será esquecido;
que não se esvazia nunca
no coração da gente!


Foi-se um grande homem.
ResponderExcluirFica na lembrança de nós varzeanos o prazer da sua presença.
Saudade é um sentimento tão nobre
ResponderExcluirMas duro de se sentir
Às vezes nos faz chorar
Às vezes nos faz sorrir
Vai com DEUS seu Nezinho, a população varzeana jamais esquecerá de tudo que o senhor fez por sua esposa, por seus filhos, sua família e por aqueles que sempre acolheu em sua residência, com um pão, com um almoço, com uma dormida.
Seu Nezinho, nunca será esquecido!
Sinônimo de caráter, trabalho e perseverança, Seu Nezinho vai deixar saudades, mas também um legado de bons exemplos a quem todos os seres humanos, se assim seguissem, poderiam modificar de vez este mundo tão sombrio e materialista em que vivemos.
ResponderExcluirLembro-me muitas vezes quando, lá de casa, eu via ele acordando de madrugada e ia trabalhar na padaria de Quinca. Lembro-me também dele sentado na calçada, com o Motorádio preto (rádio de pilha) na mão, vestido com o Velho Manto sagrado Rubro-Negro, a sua inseparável camisa do Flamengo, e escutando os jogos pela Rádio Globo do RJ, que dava trabalho pra pegar em Várzea antes de a antiga Rádio Cabugi virar Globo Natal e retransmitir o sinal da sua Matriz Carioca.
Em relação ao almoço e ao pão, que o amigo aí em cima comentou, eu mesmo sou prova viva do desprendimento material e das grandes virtudes espirituais e cristãs portadas por Seu Nezinho. Perdi as contas de quantas vezes almocei lá na casa dele, quando ocorria de eu chegar em casa e a mesma estar fechada, ou quando me faltava o pão. Lembro-me que, além de saciar a fome, matava também minha sede nas épocas em que faltava água em Várzea, pois, sempre solícito, ofereceu-me diversas vezes água da sua cisterna para eu abastecer a minha casa.
As bondades de seu Nezinho, bem como de toda a família, são incontáveis! Pessoas como eles são iguais a diamantes: difíceis de encontrar, firmes e extremamente raros e valiosos.
É em busca destes diamantes que Deus, na Sua Infinita Bondade e Sabedoria, veio em busca de um dos Seus minérios mais valiosos, pois necessita deste brilho para aumentar a Sua Glória e a extensão de Seu Reino Eterno.
O corpo adormece quando solicitado pela terra que o gerou, desde Adão, mas a alma é eterna e tende a voltar sempre para o seu criador: Deus. Hoje Seu Nezinho fez este percurso, porém deixou um rico legado de saudosas memórias a quem a seu lado esteve.
Mas este momento de tristeza deve ser convertido em saudades e orações, até porque o dia do reencontro é certo... e veremos, mais uma vez, o sorriso de Seu Nezinho e seus braços abertos a nos recepcionar no Reino da Glória do Todo-Poderoso.
Até à vista, Seu Nezinho.
Várzea amanheceu Triste, não só por ser meu avô, mas por ser um homem amado por todos, um senhor que agradava a gregos e troianos.Um lider, um maestro, um cantador, um padeiro, UM HOMEM!!!
ResponderExcluirA sua jornada na terra se encerrou, seu tempo esgotou, mas os ensinamentos que você me deu, irão ficar comigo para a eternidade.
SAUDADES ETERNAS VÔ NEZINHO!!
Ho!! meu amigo João,
ResponderExcluirvc me fez chorar com o poema de seu Nezinho!!
muito obrigado !!!
Seu Nezinho sera inesquecível para nós!!
bjs!!