MEC criou limitador de tempo para cadastro para cada estudante. Decisão judicial estendeu vagas da UFRJ para alunos de todo o país
O Ministério da Educação anunciou nesta segunda-feira (17) que o prazo final para inscrições ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi prorrogado para as 23h59 de quinta-feira (20). O prazo original terminaria nesta terça-feira (18). Muitos estudantes escreveram ao G1 relatando problemas para acessar o sistema.
Segundo o MEC, o prazo foi prorrogado por uma decisão judicial que obriga a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a acabar com a reserva de parte de suas vagas para estudantes da rede pública do estado. A decisão, de sexta-feira (14), determina o aumento do prazo de inscrições no SiSU até quinta-feira.
A medida beneficia também estudantes das cidades atingidas pelas chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro. O MEC disponibilizou pontos gratuitos de acesso à internet nestas localidades para os estudantes poderem se cadastrar no SiSU.
De acordo com o MEC, o resultado da primeira chamada estará disponível para consulta dos candidatos no dia 24 de janeiro e os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre nos dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.
A VERDADE SOBRE A PRORROGAÇÃO DO SISU
ResponderExcluirA Educafro e o MPF, após ajuizamento de Ação Civil Pública, questionado um erro no edital da UFRJ, que pretendia limitar seu sistema de cotas somente para alunos da rede pública do Rio de Janeiro, conseguiu através do Juiz da 14ª Vara Federal, que fosse prorrogado o prazo das inscrições do SISU para o dia 20/01.
A Educafro estará sempre atenta e buscará a verdade em prol do povo brasileiro.
Educafro Nacional
São Paulo – SP