De acordo com o MEC, a nova remuneração está assegurada pela Constituição Federal e deve ser acatada em todo o território nacional pelas redes educacionais públicas, municipais, estaduais e particulares. O Piso e é retroativo a janeiro como determina a Lei 11.738 ( Lei do Piso).
.
.
Os governos que alegam não ter dinheiro devem tomar as providêcias para buscar a complementação da União. Para isso, deverão cumprir os requisitos exigidios pelo MEC dispostos na portaria 213, de 2 de março de 2011.
.
.
O SINTE/RN Regional do Agreste Potiguar, com sede em Nova Cruz faz a luta sindical em 17 cidades. Veja como anda o cumprimento do Piso do Magistério nesses Municípios: (lista atualizada em 20/05/2011)
Governos Municipais que cumprem o Piso:
MONTANHAS - tem Plano de Carreira e o governo já oficializou que vai pagar o Piso;
NOVA CRUZ - tem Plano de Carreira e o governo já oficializou que vai pagar o Piso a partir de junho;
SERRA DE SÂO BENTO - tem Plano de Carreira e o governo já oficializou que vai pagar o Piso a partir de maio;
SANTO ANTÔNIO - tem Plano de Carreira e o governo já aprovou a lei que reajusta o Piso a partir de maio. O Município terá o melhor Piso da Região e um dos melhores do Estado.
JUNDIÁ - tem Plano de Carreira e o governo já está cumprindo o Piso. Solicitamos uma audiência para discutir outras questões: Níveis, Classes, etc.;
PASSAGEM - tem Plano de Carreira e o governo já está cumprindo o Piso. Solicitamos uma audiência para discutir outras questões: Níveis, Classes, quinquênios que ninguém tem, etc.;
BREJINHO - tem Plano de Carreira e o governo já está cumprindo o Piso. Falta convencer a Secretária de que a categoria é uma só. Isonomia de Carreira e salário da Carreira, sem artifícios, ou vamos ao Judiciário;
BOA SAÚDE - tem Plano de Carreira e o governo já está cumprindo o Piso;
LAGOA DE PEDRAS - tem Plano de Carreira e o governo já está cumprindo o Piso;
LAGOA SALGADA - tem Plano de Carreira e o governo vai cumprir o Piso a partir de maio;
Governos Municipais que não cumprem o Piso:
MONTE DAS GAMELEIRAS - tem Plano de Carreira, mas o governo não quer pagar o Piso, alegando que não tem dinheiro. Sem entendimento, buscaremos o judiciário e faremos Greve;
SÂO JOSÈ DO CAMPESTRE - tem Plano de Carreira, mas o Piso ainda não é o definido pelo MEC. Depois de dois anos sem avanços, começamos a ter ganhos, por isso, temos um acordo para voltar a negociar no segundo semestre. Respeitaremos;
VÁRZEA - tem Plano de Carreira, não está cumprindo o Piso e o governo tem ignorado as solicitações de audiências. Vamos ao judiciário se o governo não mudar a postura, além de mobilizar a categoria;
ESPÌRITO SANTO - tem Plano de Carreira, mas o Piso não está sendo cumprido. Se o governo não voltar a negociar, buscaremos o judiciário e mobilizaremos a categoria;
SERRINHA - tem Plano de Carreira, mas o governo não está cumprindo o Piso. Estamos negociando uma saída;
LAGOA D'ANTA - tem Plano de Carreira, mas o governo não está cumprindo o Piso. Assinala para cumprir em junho, contudo, não se tem certeza. A categoria está impaciente e pode deflagrar uma Greve a qualquer momento.
PASSA E FICA - não tem Plnao de Carreira, não paga o Piso, ignora o SINTE/RN e vamos ao judiciário se o governo não mudar a postura, além de mobilizar a categoria;
- Siga o VNT no twitter: @vntonline
Era interessante que o Sinte, procurasse a Dep. Fátima Bezerra, exigindo da mesma, o repasse dos aumentos que a lei exige,por parte do governo federal, para os pequenos municipios do estado, que vivem só de fundo de participação.
ResponderExcluirera interessante q o gonvernosentasse junto acategoria,já que o mesmo disse q educação seria prioridade..pois bem os professores esmos esperando ...e temos urgeência para contar com essa motivação ,já q falta tudo na escola com relação a materia escolar ,vamos lá professores .eu dou uma sugestão dimnui os cargos comicionados ja q os mesmos nã fazem nada e faz valer o piso q é lei ....agradeço o espaço.vlw beto bello..
ResponderExcluirVAMOS A LUTA... FAÇAMOS O MESMO QUE A PROFESSORA AMANDA GURGEL. PROFESSORES DE VÁRZEA.
ResponderExcluirvamos fazer como a Amanda. lutar pelos nosso direitos
ResponderExcluirapesar de ser grande Natal, seria interessante divulgar Monte Alegre pois mesmo com 51dias de greve a prefeita so deu 8 por cento, e o sinte acatou e e ficou com um calaboca daqueles.
ResponderExcluir´´É amigos vamos lutar pois o piso de vázea é o pior da região agreste e por falar nisso o prefeito não se reuni com a categoria ,os professores não se mobilizam ,pois a maioria estão satisfeita com o salário do magistério que é de 768,00 reais . A maioria tem cargoos de confiaça sei ´que o tempo passa e as coisas mudam.pOr falar nisso o ano que vem tem eleição senhores e senhoras professores ..vou parar..
ResponderExcluir