Na jornada rumo as eleições deste ano, a maré parece está bem agitada em Várzea e em movimentos diários ela leva e trás a população ainda mais ansiosa dentro da campanha política. Um oceano de "disse-me-disse" sopra nos ouvidos do povo que se veste em cordões e bandeiras verdes, azuis e encarnadas. Enquanto isso, há quem navegue em águas tranquilas, que assiste de "jangada" aos movimentos dos coloridos "barcos".
.
.
Com os pés atolados na areia alguns candidatos caminham lentamente acompanhados da incerteza em direção ao grande barco da vitória, barco este que será comandado por um "único" nome que guiará os tripulantes varzeanos por uma temporada, dobrando o cabo das tormentas, renovando esperanças, dando tréguas à "ressaca" do agitado mar.
.
De certo, ganhará o candidato que puxa aos trancos e barrancos o seu "barquinho" e vem fazendo a "Política do Caranguejo": onde as ondas jogam as águas para frente, molham o caranguejo e o fazem "andar para trás", numa tempestade de ânimos em que os interesses pessoais começam a bater com a cara nas pedras.
.
.
Certamente bons ventos virão e podem trazer para muitos surpresas para a cidade de Ângelo Bezerra, ao contrário dos que fazem a "Política do Caranguejo", parece que tripulantes de certos barcos podem embarcar numa grande caravela armada e começar a guerrear rumo a batalha de outubro. Não esqueça: Não mate a sua amizade. A política passa, a amizade merece ser preservada. Respeite a escolha do seu vizinho, não faça guerra eleitoreira, viva a democracia.
.
Só sei de uma coisa: o povo não é bobo não, e quando o povo quer, aprende logo o caminho das pedras, porque aqui quem decide o pleito é o voto... O voto é a força que pode decidir que rumo terá nossa embarcação varzeana.
.
.
Vote consciente, pois a vitória será toda da nossa Várzea.
.
.
Resta saber se fazendo a "Política do Caranguejo" os adeptos dessa forma de política terão estrutura e sustentação para se enfrentar como bacuraus x corujões, gato x tigre; duas grandes caravelas, mas a certeza de que só uma assumirá o poder de conduzir nossa Várzea a um tempo de dias melhores. Que o santo pescador São Pedro apóstolo nos proteja a todos! E agora é aguardar para ver o que as ondas trarão nos próximos dias. Que Deus nos acuda! Amém!
adoro seu poemas, tudo me fazem lembrar do meu tempo de criança , me faz viajar voltar ao tempo.
ResponderExcluir