Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Ruhama: uma potiguar que intriga a medicina

No VNT direto do NovaJornal - 22/11/2015
POR MARINA CARDOSO / DO NOVO
“Deram apenas 24 horas, mas ela se tornou um símbolo de vida”, vibra Haroldo Lucena, um carpinteiro de 51 anos, referindo-se à filha. Ele e sua esposa, a missionária católica Maricelma da Silva, 33, são pais de Mateus e Ruhama, gêmeos univitelinos, ou seja, idênticos. Todavia, enquanto Mateus é uma criança normal, Ruhama apresenta uma má formação congênita que intriga a medicina.

À primeira vista é fácil perceber que a síndrome ainda não diagnosticada pela ciência médica não foi capaz de abalar a alegria que Ruhama manifesta no olhar e no sorriso. Ela nasceu sem o bulbo, porção inferior do tronco encefálico que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal, relacionando-se com funções vitais como a respiração, batimentos cordíaco,  pressão arterial e com reflexos como mastigação, fala, visão e coordenação motora. 

Ao nascer, em 2011, os médicos acreditavam que ela não ficaria viva mais do que um dia. Mas o milagre aconteceu. Ruhama hoje está com três anos e nove meses. Ela vê, sorri, interage, balbucia. Tem tato e coordenação nos pés e nas mãos. É verdade que o seu desenvolvimento foi bem inferior ao do irmão, mas  ainda assim surpreende aos pais e aos médicos que acompanharam sua luta pela vida. 

A família reside hoje em Caicó, mas esteve esta semana em Natal para ministrar uma palestra aos alunos de uma escola particular, onde a presença da pequena Ruhama causou forte impressão em todos que ali estavam. Durante a entrevista ao NOVO, muitos jovens cercavam a menina, monitorados pelos olhares atentos do irmão Mateus, curiosos para saber a história dela.

“É como uma lâmpada que sempre acendeu, mas que a gente depois descobre que não tem ligação de energia”, diz Haroldo, tentando explicar o fenômeno incorporado em sua filha, cuja expectativa de vida nem ele nem os médicos sabem precisar.

Veja a matéria completa no Nova Jornal  AQUI . veja vídeo abaixo




Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.