Veja em fotos os envolvidos na contenção das chamas na Mata do Pilão em Espírito Santo, RN

Do VNT - 25/10/2016
Foto: Antonio Duarte
Corpo de Bombeiros, populares voluntários, Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam), da Polícia Militar, Defesa Civil, A Defesa Civil,  defesas civis municipais das cidades envolvidas. Além disso, foram contatadas todas as Prefeituras da região atingida, foram todos os envolvidos para colaborar na contenção das chamas.

A Secretaria de Segurança Pública deslocou o helicóptero Potiguar I para o local, para ser utilizado em áreas de acesso mais difícil, e a Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam), da Polícia Militar, também esteve no local atuando no resgate de animais feridos.

A Defesa Civil se deslocou para Espírito Santo, onde se reuniu com as defesas civis municipais das cidades envolvidas. O Governo do Estado contactou a Marinha Brasileira, o Ibama, o projeto SOS Mata Atlântica e o ICMBio – órgão de conservação da biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, para requisitar ajuda no controle do fogo e na medição dos danos ambientais causados pelo incêndio.

O incêndio foi iniciado na sexta-feira (7/10) atingindo a Mata do Pilão em Espírito Santo, RN. O  incêndio da Mata do Pilão foi controlado na segunda-feira (10/10) , a mata está inserida na reserva ambiental da Área de Proteção Ambiental Estadual (APA) Piquiri-Una,  na região Leste do Rio Grande do Norte. A reserva tem áreas de Mata Atlântica e inclui mais de 40 mil hectares em cinco municípios potiguares: Goianinha, Canguaretama, Espírito Santo, Pedro Velho e Várzea. A região tem quatro nascentes de água que abastecem rios e a população da de cidades vizinhas.

Segundo o levantamento feito pelo por um comitê de crise, formado pelo governador Robinson Faria, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Mairton Franças e outros representantes do Governo e de órgãos como Bombeiros, Idema e Defesa Civil o incêndio que atingiu a Mata do Pilão entre a sexta-feira (7) e a segunda-feira (10) atingiu uma área de 30,69 hectares de Mata Atlântica. 

Veja foto: Antonio Duarte:













Share on Google Plus

About VNT Online

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.