Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

IMAGENS - Dor e amor, luto e união: quando um campeão voltou para nunca mais partir

No VNT - Criado Por Globoesporte.com em dezembro 3, 2016
Sábado mais triste da história do futebol brasileiro une um povo na dor da despedida à Chapecoense. Chuva se mistura às lágrimas e dá simbolismo às homenagens no palco onde vítimas foram heróis.

O campeão voltou

No começo da tarde deste sábado, quando as urnas que guardavam os corpos das vítimas da tragédia aérea da Chapecoense começaram a entrar na Arena Condá, o público entoou um cântico: "O campeão voltou". Voltava o campeão, voltavam os heróis vitimados enquanto buscavam o sonho do título continental. Aquele foi um dos momentos mais emblemáticos, mais simbólicos de um dia de tanta dor, tanta tristeza - mas também de tanta união, tanto carinho, tanto amor. De um dia em que o campeão voltou; de um dia em que o campeão voltou para nunca mais vai partir.

Ainda pela manhã, os heróis chegaram a Chapecó

Os corpos foram levados ao oeste catarinense em dois aviões da Força Aérea Brasileira - após escala em Manaus. Das 71 vítimas, 50 chegavam a Chapecó para ser veladas. Chovia forte.

Eles deixaram o aeroporto em cortejo


No percurso, os caixões receberam mais afeto. E também lágrimas. E também olhares incrédulos, entristecidos, como o desse menino que observou o comboio pela janela de casa. Mesmo de costas para a câmera, é possível perceber sua dor.

Logo viria o momento do último encontro: a chegada dos caixões à Arena Condá, palco de tantas alegrias dos heróis vitimados na tragédia.


Para os familiares, restava a incredulidade


A dor foi compartilhada pelos torcedores. E expressa em lágrimas...


E em beijos...

E em um ombro amigo...


E em pensamento...Diferentes pessoas, em diferentes lugares, expressaram o amor pela Chapecoense. A manifestação partiu de pessoas anônimas...

E a onda de carinho pela Chape também envolveu Tite, o técnico da seleção brasileira


Para Tite, o maior símbolo de força em meio a tanta dor foi dona Ilaídes, mãe do goleiro Danilo, morto na tragédia. Ela já havia confortado o jornalista Guido Nunes com um abraço que emocionou o Brasil. Neste sábado, prestou seu agradecimento aos torcedores no estádio:

"Aquilo é extremamente emblemático, talvez seja o sentimento que todos nós tenhamos de solidariedade a todos vocês (jornalistas). E de poder dividir um pouquinho essa tristeza, de ser solidário, e que ali na frente a gente tenha a condição de se reerguer de novo. O teu ato e o ato da mãe do Danilo foram extremamente emblemáticos. Faço deles o maior ato, o ato mais bonito que possa acontecer"

Tite, em entrevista ao repórter Guido Nunes.

A grandeza de dona Ilaídes tocou os jornalistas. Eric Faria, da TV Globo, não conseguiu conter as lágrimas. A tragédia vitimou 20 profissionais de imprensa.



Ao fim de um dia tão dolorido, o que ficou foi o misto de tristeza e união, de dor e solidariedade. E a sensação de que a Chapecoense passou a ter a maior torcida do planeta - uma torcida que, de tão grande, mereceu um agradecimento da Chape.

 

E uma torcida que, acima de tudo, há de sorrir, como sorriu o indiozinho, lindo símbolo de futuro para a Chape, o time dos campeões que neste sábado voltaram para casa - e que nunca deixaremos que partam de nossas memórias

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.